10.2 C
Guimarães
Domingo, Abril 21, 2024

Fibrenamics: conferência sobre Fibras Naturais reúne especialistas na Madeira

Economia

A Fibrenamics, em parceria com a Universidade do Minho e a Sciencentris, organiza a sexta conferência internacional sobre Fibras Naturais – ICNF2023 – que irá decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Junho, no Funchal. Este evento reunirá mais de 270 investigadores de referência, profissionais da indústria e académicos de cerca de 40 países, no VidaMar Resort Hotel, no Funchal.

O tema central da ICNF2023, Soluções Sustentáveis Inspiradas na Natureza irá pautar a conferência e aprofundar o vasto potencial das fibras naturais enquanto material fundamental para a criação de soluções inteligentes e ecológicas que satisfaçam as necessidades das gerações futuras. O foco em discussões multi e interdisciplinares será um contributo decisivo para a geração e transferência de conhecimento, onde a ICNF2023 tem como objectivo impulsionar a inovação e moldar um futuro mais sustentável.

📸 Direitos Reservados

A conferência conta com um painel de oradores de renome de onde se destacam You-Lo Hsieh, especialista em Engenharia Biológica e Agrícola da Universidade da Califórnia nos EUA; M. Auxiliadora Prieto, representante do Conselho Nacional de Investigação Espanhol (CSIC) e da Plataforma Interdisciplinar para Plásticos Sustentáveis rumo a uma Economia Circular – SusPlast na Espanha; Nicola M. Pugno, do Laboratório de Bioinspiração, Biónica, Nano, Meta Materiais e Mecânica da Universidade de Trento na Itália, e na Escola de Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Queen Mary de Londres, Reino Unido.

A participação de entidades internacionais de referência como a Universidade de Tohoku (Japão), a Universidade de Plymouth (Reino Unido), a Universidade de Deakin (Austrália), o Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia, a Fraunhofer (Alemanha) e a Fibrenamics (Portugal), sublinha a importância da cooperação internacional e destaca o potencial das fibras naturais como um material sustentável para o futuro. Uma posição suportada pelos mais de 270 participantes já confirmados, 316 abstracts submetidos, 85 posters seleccionados, mais de 180 apresentações orais programadas e 20 submissões para o cobiçado Natural Fibrenamics Award, que distingue projectos de referência na área.

Segundo Raul Fangueiro, vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, presidente da Fibrenamics e Chairman da ICNF2023, “estes factos demonstram bem a relevância deste tópico, considerando a emergência no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com base em recursos renováveis e com menor impacto ambiental. Espera-se que no final desta conferência se possa avançar decisivamente no conhecimento sobre estes fantásticos materiais que podem contribuir decisivamente para um futuro melhor para todos.”

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias