7.9 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Creches: Casa do Povo de Briteiros tem mais 32 vagas

Economia

A inauguração da ampliação da creche da instituição, lança no ‘mercado’ mais 32 lugares, o que faz com que a creche passe a ser frequentada por 71 crianças.

A obra foi iniciada, na ocasião em que Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, inaugurou o centro de dia da Casa do Povo de Briteiros, em Maio de 2023.

Nessa altura, o presidente da Câmara, Domingos Bragança pedia o aumento de creches e de vagas nas existentes, o que se veio a verificar sete meses depois.

PUB

Numa cerimónia de afectos, as crianças da creche da Casa do Povo brindaram o presidente da Câmara e a vereadora da Acção Social com uma lembrança, e enfatizando “toda a colaboração para que fosse possível ter uma creche nova em Briteiros”.

Uma placa foi descerrada onde se assinalam as obras de reabilitação do salão da instituição, na qual estão os nomes de todos os voluntários – cerca de 30 sócios, entre os quais os elementos dos órgãos sociais -, que ajudaram à concretização do projecto, local onde se realizou a tradicional ceia de natal da Casa do Povo de Briteiros.

“Quando, neste mesmo espaço, dirigi a mensagem à Senhora Ministra de que era preciso flexibilizar a legislação de modo a criar vagas para creches, estava a fazê-lo na presença de alguém que tinha esse poder, o que veio a acontecer para Guimarães e para todo o país”, disse Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal. “Ainda hoje, em reunião de Câmara, foi aprovado um subsídio a esta instituição, de 40 mil euros, que também se deve muito ao trabalho da senhora vereadora Paula Oliveira. Estamos no bom caminho”, salienta uma nota do Município.

Para Domingos Bragança, há um outro problema que já antecipa, e que tem a ver com os cuidados que necessitarão de ser prestados, cada vez mais, aos idosos. E apresenta com solução “uma  política que incentive um adiamento, tanto quanto possível, da solução do lar de idosos. Precisamos de garantir, em primeiro lugar, um bom apoio domiciliário, para que as pessoas possam permanecer nas suas casas. Depois, centros de dia que possam ajudar a combater o isolamento social, e só depois, quando não há mais soluções, o lar”, disse.

Vasco Marques, presidente da Casa do Povo de Briteiros, destacou a importância das inaugurações e do reforço da qualidade e capacidade das valências de creche, uma realidade só possível “graças ao apoio da Câmara Municipal”.

O presidente da Casa do Povo lembrou o 80º aniversário da instituição que se comemorará em 2024, e projectou novas responsabilidades que advêm do aumento do número de funcionários e de novas responsabilidades sociais, agradecendo ainda a todos os sócios que, voluntariamente, contribuíram para que o salão da Casa do Povo pudesse ser reabilitado.

Diogo Costa, presidente da união de freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, destacou o trabalho fundamental desempenhado pela Casa do Povo em todo o território, em especial, na área da comissão social inter-freguesias Castreja, e agradeceu o apoio de Domingos Bragança e Paula Oliveira à instituição e às freguesias.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias