25.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Julho 19, 2024

Transporte: maior responsável pelo impacte ambiental do sector turístico

Economia

O projecto europeu Greentour: Economia Circular e Turismo Sustentável em destinos do espaço SUDOE desenvolveu uma ferramenta de avaliação de impacte ambiental para os estabelecimentos turísticos que permitiu a obtenção de um rótulo ambiental como reconhecimento da sua participação.

Além destas ferramentas o consórcio do projecto calculou o impacte ambiental do turismo nos cinco destinos turísticos parceiros (Rias Baixas, Guimarães, Camino Lebaniego, Massif du Sancy e Lloret de Mar). A avaliação foi feita através da extrapolação dos dados de consumo de recursos naturais fornecidos pelos diversos estabelecimentos turísticos, aos quais se somou o impacto das deslocações dos turistas ao destino e o tratamento dos resíduos urbanos gerados durante a sua estadia.

📸 Direitos Reservados

Os resultados do estudo realizado no âmbito do Greentour foram apresentados no congresso final do projecto, que se realizou no dia 21 de Abril, em Lloret de Mar, Espanha. A principal conclusão revela que o transporte é o maior responsável pelo impacte ambiental associado ao sector turístico, em todos os destinos analisados. Aqueles destinos cujos turistas usam principalmente o avião como meio de transporte têm um impacto global muito maior ao nível da pegada de carbono.

Anualmente, cada turista que visita Guimarães tem uma pegada ambiental associada de 323kg CO2 eq., sendo que a utilização do avião é o principal factor para o elevado peso do transporte (96%). A extrapolação, feita por investigadoras da Universidade de Aveiro, dá ainda conta do elevado contributo do consumo de energia e de alimentos nos estabelecimentos turísticos para os impactes ambientais.

O projecto europeu Greentour: Economia Circular e Turismo Sustentável nos destinos do espaço SUDOE, iniciado em 2020, visou melhorar os métodos de gestão do património natural e cultural através da implementação de redes e experimentação conjunta, desenvolvendo metodologias e acções para promover a economia circular no sector do turismo.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias