24.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

São Torcato: evoca dia mundial da Língua Portuguesa em Concurso Literário

Economia

A quarta edição do concurso literário Vila de São Torcato, distinguiu os três melhores textos dos alunos da escola EB 2,3 de São Torcato.

O tema deste ano foi a ‘Liberdade’, permitindo “obter resultados de grande nível e que muito honra a Vila de São Torcato”, salienta o presidente Alberto Martins.

PUB

Concorreram dezenas de textos de enorme qualidade e os vencedores foram: ‘O som da liberdade’, da autoria de Maria Francisca F. Marques (1º lugar); ‘Oh liberdade!’, da autoria de Luana Freitas da Silva (2º lugar); e ‘Mudança’, da autoria de Letícia Gabriela Morais (3º lugar).

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Lara Silva Oliveira, com o texto ‘Aquela liberdade’ a Gabriela Molina Donoso, com o texto ‘Renascendo livre’.

Os vencedores receberão prémios monetários a descontar no comércio tradicional da Vila de São Torcato, como forma de incentivar o consumo neste tipo de comércio local.

© Direitos Reservados

Na ocasião foi celebrado o dia mundial da Língua Portuguesa, uma iniciativa a que se associa o agrupamento de escolas Vale de São Torcato com o envolvimento directo do professor Alberto Freitas, das professoras Margarida Vila Nova, Teresa Guimarães e Manuela Matos, e o mentor do prémio Filipe Santos e a toda a comunidade escolar.

Margarida Vila Nova, da disciplina de Português, confirmou que os alunos participantes estão cheios de “sonhos, projectos e conquistas”. Um cenário que contrasta com a realidade vivida pelos professores, “com sonhos mais realistas”, mas que “colhem tudo aquilo que os alunos têm para ensinar”.

O director do agrupamento de escolas de Vale de São Torcato, Alberto Freitas mostrou a sua alegria por poder concretizar o concurso nas antigas instalações do Colégio Egas Moniz, onde se encontra instalada a EB 2,3 de São Torcato enquanto decorrem as obras de requalificação.

A edição de 2025 já está a ser preparada, assente nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e que decorrerá já nas novas instalações da EB 2,3 de São Torcato.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias