14 C
Guimarães
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024

Autores

José Eduardo Guimarães
Da imprensa local (Notícias de Guimarães, Toural e Expresso do Ave), à regional (Correio do Minho), da desportiva (Off-Side, O Jogo) à nacional (Público, ANOP e Lusa), do jornal à agência, sempre com a mesma vontade de contar histórias, ouvir pessoas, escrever e fotografar, numa paixão infindável pelo jornalismo, de qualidade (que dá mais trabalho), eis o resultado de um percurso também como director mas sempre com o mesmo espírito de jornalista… 30 anos de jornalismo que falam por si!
Carlos Fonseca
Fundador do atelier de arquitectura biológica Arquitectura Sensível, onde desenvolve projectos e productos ecológicos e saudáveis no campo da saúde na habitação. Há mais de vinte anos estuda e desenvolve competências na área da radiestesia e da geobiologia com profissionais de todo o mundo, aplicando os seus conhecimentos e métodos nas suas áreas de trabalho.
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em gestão. Actualmente é ainda presidente da junta de freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.
Catarina Sousa
Natural de Guimarães. Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho. Deputada suplente da Câmara Municipal de Guimarães pela CDU. Membro do MDM (Movimento Democrático de Mulheres).
Álvaro Oliveira
Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. E pensar. E refletir. E escrever aquilo que penso e aquilo que reflito.
Daniela Cardoso
Arqueóloga, Conservadora Restauradora, Investigadora, dirigente associativa e especializada na área da Pré-história - Arte Rupestre pós-Paleolítica do Noroeste de Portugal. É Doutorada pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro onde defendeu a sua tese de doutoramento sobre a arte atlântica do Monte de S. Romão (Guimarães) e é autora de inúmeras publicações a nível nacional e internacional. Ainda como investigadora participou em diversos projetos relacionados com Arqueologia, Turismo e Património.
Betina Ruiz
Investigadora, já desenvolveu projetos sobre a Literatura Portuguesa dos séculos XVII e XVIII, a Mexicana do séc. XVII e a Brasileira do séc. XX, professora com mais de 15 anos de experiência, biblioterapeuta dedicada a programas que procuram abranger principalmente leitores idosos e aqueles em alguma situação de vulnerabilidade, autora de textos académicos e ficcionais, pensados e criados ou em parceria com amigos e colegas ou como trabalho individual.
Eduardo Fernandes
Vimaranense de gema, licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e Pós-graduado em Economia Industrial e da Empresa pela Escola de Economia e Gestão da UMinho. De momento a trabalhar na área financeira num dos maiores bancos do mundo. Verdadeiramente apaixonado por um bom tour de fim de semana pelos recantos gastronómicos e culturais vimaranenses.
Filipa Leite
Advogada. Vimaranense born and raised. "Deixar o mundo melhor que o encontramos" é o seu modelo de vida. Uma boa conversa, um bom livro e um passeio ao ar livre são a sua terapia. Participar ativamente na sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento é um dever.
João Bernardo Duarte
Professor auxiliar na Nova School of Business and Economics em Lisboa (Nova SBE). Recebeu o seu Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Antes de colaborar na Nova SBE, foi investigador associado na Universidade de Cambridge. A sua investigação centra-se em duas áreas principais: habitação e transformação estrutural.
Maria Vieira da Silva
Natural de Guimarães - Qualificações académicas: Mestre em Direito da União Europeia pela Escola de Direito da Universidade do Minho e licenciada em Relações Internacionais pela mesma Universidade, onde desenvolve investigação no Centro de Estudos em Direito da União Europeia. - Perfil profissional: Jurista em Direito da União Europeia e consultora em cooperação para o desenvolvimento.
Paula Mendes
Nascida e criada na cidade Berço, foi em Aveiro que comecei o meu caminho pelo mundo do Marketing, mas também onde comecei a perceber os desafios que nós, mulheres, enfrentamos ao longo de toda a vida. Considero-me uma feminista convicta, pois acredito num mundo justo onde, apesar de diferentes, temos todos direitos iguais. Não vais concordar com tudo o que escrevo nem com tudo o que penso, também não é esse o objetivo. Quero que absorvas o que lês e penses, que discordes, que apresentes argumentos e que tenhas vontade de procurar mais informação e de ler mais.
Sérgio Gonçalves
Licenciado em engenharia de sistemas informáticos pela UMinho e doutorado pela Universidade de Vigo na área de sistemas inteligentes e inteligência artificial. Foi adjunto do gabinete de apoio à vereação na CM de Guimarães entre 2013/2021 com responsabilidades nas áreas do desporto, desenvolvimento económico, modernização administrativa e sistemas de informação com relevância em temáticas como as cidades inteligentes e digitalização. Presidente da ADCL, entidade que tem uma elevada contribuição para o desenvolvimento social do vale de S.Torcato e de todo o concelho de Guimarães.
Vítor Oliveira
Tem 40 anos e atualmente é Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, depois de ter exercido funções de Adjunto entre 2013 e 2017. Licenciado em Comunicação e Pós-Graduado em Economia Social, foi seis anos Docente Assistente Convidado no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e Diretor Executivo do CyberCentro de Guimarães durante onze anos. Entre 1996 e 2002, trabalhou como jornalista na Empresa Gráfica do Jornal “O Comércio de Guimarães” – GUIMAPRESS e no portal “Diário Digital”.
Filipe Fontes
Nasceu numa cidade pequena (S. João da Madeira, 1971), forma-se na cidade grande (FAUP, Porto, 1989-1995), exerce fugazmente a prática profissional liberal na cidade explodida (área metropolitana do Porto, Matosinhos, 1995-1996) e há muito trabalha sobre uma cidade média e o urbano sem limites (Guimarães e Vale do Ave, 1996-2018). Concilia a sua prática profissional no departamento de urbanismo do Município de Guimarães (atravessando todas as suas áreas – gestão urbanística, projecto e planeamento urbano) com formação académica complementar (pós graduação em cidades e desenvolvimento regional), voluntariado (pastoral prisional da diocese de Braga), escrita regular sobre questões da cidade e do território (nomeadamente em meios de comunicação social, Público e Correio do Minho) ou outras formas literárias (autor dos livros Sr. Jota e Filicidade, escritos sobre a cidade), coleccionismo e participação pública na convicção de que tudo conta, e o beneficia, enquanto homem de cidade que trabalha sobre a cidade.
João Salazar
25 anos. Estudante de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Presidente da Juventude Popular de Guimarães. Representante da Juventude Popular no Conselho Nacional de Juventude.
Miguel Leite
Natural de Guimarães, fisioterapeuta licenciado, com mais de 10 anos de experiência profissional, tendo já tido várias experiências profissionais (meio hospitalar, clínica, ensino especial em escolas e meio desportivo/desporto de alta competição). É também pós graduado em fisiologia do exercício e fisioterapia cardiorrespiratória. Têm outras formações complementares relacionadas com a sua profissão. Faz parte dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, pertencendo desta forma ao atual corpo ativo da corporação vimaranense.
Paulo Branco
Mergulhado mais de duas décadas no urbanismo e arquitectura, acostumou-se a reflectir sobre a organização humana e os seus efeitos em muitos sítios e cidades, alguns Países, e num único planeta que reclama uma mudança profunda de comportamentos. Amante da leitura e da música, acredita (ingenuamente) que o progresso assenta no desenvolvimento cultural e espiritual do indivíduo e das sociedades esperando que um dia o trabalho seja verdadeiramente libertador e a harmonização entre pessoas e o meio artificial e natural constituam a maior fonte de equilíbrio e felicidade.
Sílvia Abreu
Vimaranense Liberal, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Gosta de ler, caminhadas ao ar livre e de desafios. Acredita na máxima: "Sê a mudança que queres ver no Mundo". Membro da Iniciativa Liberal desde 2021.
Helena Sousa
Helena Sousa é coach, numeróloga, autora, palestrante, formadora e professora. Tem como propósito auxiliar as pessoas a descobrirem o seu propósito de vida e a entenderem o mapa da sua vida em todas as áreas. É autora do livro a Alquimia dos Números e de outras obras.
Lúcia Silva
Natural de Guimarães, proprietária e diretora do centro clínico GAPE-Gabinete de Apoio Psicológico e Emocional, co-autora do projeto BASE. Certificada em Inteligência Emocional pela MHS-Multi-health Systems Inc, pelos Estados Unidos da América e acreditada pela APA-American Psychological Association. Assistente Montessori, Metodologia de ensino de Maria Montessoty, certificado pela AMI-Associação Montessori Internacional.
Milene Castro Silva
Nutricionista e escritora. Nasceu e cresceu em Guimarães. Licenciada em Nutrição e graduada em Artes da Escrita. Exerce consultas de nutrição clínica, área pela qual nutre um gosto particular assim como pela escrita. Foi autora e coautora de vários livros na área da nutrição. A sua primeira obra foi lançada em 2018.
Paulo César Gonçalves
Nasceu em Guimarães, voltado para o Castelo da Fundação, e, até ver, está vivo.
Rita Miranda Pereira
Licenciada em Estudos Culturais pela UMinho e Università Degli Studi di Firenze (Florença) tem mestrado em Património Cultural. Foi Jovem Embaixadora da Cidade de Guimarães no "II Encontro de Jovens Embaixadores do Património da Humanidade" em Ibiza (Espanha-2019) tendo sido nomeada para apresentar as conclusões deste mesmo Encontro no "15º World Congress of the OWHC" em Cracóvia (Polónia). Foi um dos membros da Bolsa de Facilitadores do Plano Municipal para a Juventude de Guimarães (integra desde 2019). É presidente da Associação Move.T+ e gestora de projetos culturais do Círculo de Arte e Recreio.
Sónia Ribeiro
Natural de Mirandela, fixou-se em Guimarães em 1995. É membro da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Guimarães, membro da Coordenadora Distrital e da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda. É também presidente do Cesminho - Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho.
Jéssica Valente
22 anos, estudante de Direito na Universidade do Minho. Natural de Guimarães e faço parte da Comissão Regional de Braga da Juventude Comunista Portuguesa. Membro do MDM (movimento democrático da mulher).
Mariana Silva
40 anos, reside em Guimarães, licenciou-se em Ensino de Português na Universidade do Minho e é responsável, no Conselho Nacional e na Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, pela região Norte.
Pedro Ferreira
23 anos, licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Técnico de melhorias contínuas. Gosto de futebol, música e um bom jantar entre amigos.
Sara Fernandes
Docente, investigadora, autora e consultora internacional nas áreas das Smart Cities, Governação Eletrónica, e Cibersegurança. Idealizou e negociou a Universidade das Nações Unidas em Governação Eletrónica, em Guimarães, sendo a sua cofundadora. Palestrante regular em eventos internacionais e consultora em governos nacionais, desenvolve projetos nas áreas da Governação Eletrónica, Educação e Smart Cities em mais de 30 países. Recentemente especializou-se em Cibersegurança pela Universidade de Harvard, USA.
Teresa Costa
Licenciada em RIEP - Relações Internacionais Económicas e Políticas, pela UM. Business Director da Escola de Línguas "Fun Languages-Guimarães", Centro Autorizado de Preparação para exames de Cambridge, Centro Certificado pela DGERT como entidade formadora no Ensino de Línguas Estrangeiras segundo os níveis definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e Língua e Literatura Materna (Português para estrangeiros).

A utilização do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (em vigor desde 1 de Janeiro de 2009) nos textos presentes neste website é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Destaques

A Oficina: Artes performativas, visuais e tradicionais marcam próximos meses

A programação proposta pela A Oficina para os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, dá vida às artes performativas, visuais e tradicionais que esta instituição trabalha. Mickaël de Oliveira é o novo director artístico do Teatro Oficina. O programa para o próximo quadrimestre conta com escala regular no Centro...

HSOG: Projecto de humanização para doentes oncológicos

O projecto OncoConsigo consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, hormonoterapia e terapêuticas de suporte. O Hospital de Guimarães conta com um novo projecto inovador de humanização para os doentes oncológicos. OncoConsigo pretende prestar cuidados de forma mais confortável, melhorando...

Capital Europeia da Juventude: candidaturas abertas à edição de 2026

Estão abertas, até ao dia 6 de Fevereiro de 2023, as candidaturas à edição de 2026 da Capital Europeia da Juventude, uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude. Para a edição de 2026, serão pré-seleccionados até cinco candidatos pelo júri convocado pelo Fórum Europeu da Juventude. Esses candidatos receberão feedback...

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as nossas novidades, ofertas e anúncios especiais.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

As mais populares