10.6 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Deputados socialistas de Braga: defendem que PRR deve priorizar área da habitação

Economia

Os deputados socialistas, eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, acompanharam a execução de investimentos do PRR em Habitação e Alojamento Estudantil com roteiro “PRR em Movimento – Mais Habitação”.

Em Vizela, o grupo de deputados foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Hugo Salgado, que destacou a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Vizela, que teve início em 2021 no âmbito da candidatura da Autarquia ao Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Com este instrumento de planeamento municipal já foram aprovadas 90 habitações, distribuídas por todas as freguesias do concelho, com o objectivo principal de garantir o acesso à habitação, mantendo os cidadãos na sua terra.

A ELH inclui assim a construção de novas habitações, mas também a requalificação de habitações existentes e a aquisição de novas. A decisão do Município em adquirir um maior número de habitações já concluídas, foi tomada no sentido de agilizar a disponibilização dos imóveis às famílias, tendo em conta as actuais limitações do mercado de arrendamento e do mercado de construção. O Município tem ainda presente o objectivo de aumentar o número de habitações sociais, informam os deputados em comunicado.

📸 Direitos Reservados

Em visita à Associação Académica da Universidade do Minho, os deputados socialistas de Braga acompanharam o trabalho desenvolvido por esta associação de estudantes, e a corrente reivindicação para a temática do alojamento, uma vez que o custo e a disponibilidade de habitação para estudantes é um factor relevante. A construção de novas soluções em prol da melhoria de condições no sector do alojamento universitário era assim um dos desígnios muito ambicionados por toda a comunidade e terá agora luz verde para avançar com um apoio do Governo, previsto em sede de PRR muito próximo ao valor total do financiamento. A nova residência universitária que será construída nas traseiras da Fábrica Confiança, imóvel que também será reabilitado integrando um espaço cultural, vai a concurso por 25,5 milhões de euros e deverá estar pronta em finais de 2024.

A 14 de Setembro de 2021, o IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) recebeu do Município de Barcelos, através de um contrato de direito de superfície, um terreno com 33.200 m2, que o Município adquiriu por dois milhões de euros, para aumentar o seu campus. Neste terreno, da “Quinta do Patarro” está já a ser construída uma residência universitária com 130 camas.

A empreitada em curso tem investimento que no seu conjunto ascende aos 25M€, financiada através dos programas do PRR: Plano Nacional do Ensino Superior e Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos, do programa da CCDR-Norte: Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia e ainda de receitas próprias do Instituto Politécnico. Os eleitos pelo distrito viram os projectos e as obras de ampliação do campus do Instituto Politécnico em curso, investimento que, para além do alargamento das infraestruturas universitárias, fará a ligação do campus do IPCA à cidade, tornará este espaço e as suas vias pedonais, em especial as ecovias, locais de mobilidade para os cidadãos.

O périplo de visitas terminou com o debate que o Partido Socialista está a promover em todo o país “Mais Habitação: Novas Respostas”, e que contou com a participação de Marina Gonçalves. A sessão participada pelos dirigentes e militantes socialistas debateu as questões relacionadas com a temática da habitação, designadamente o pacote de medidas “Mais Habitação” apresentado recentemente pelo governo e que se encontra ainda em fase de discussão pública, conforme sugestão de várias entidades.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias