21.8 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 16, 2024

Árvore do Ano Guimarães: Sobreiro de Guardizela distinguido

Economia

Os vimaranenses escolheram um sobreiro (quercus suber), situado em Guardizela como a Árvore do Ano de Guimarães 2023. Promovida pelo Laboratório da Paisagem, a votação que decorreu ao longo da última semana não deixou margem para dúvidas, tendo aquele exemplar autóctone recolhido 616 votos (47%).

📸 Direitos Reservados

Este ano, foram as freguesias que seleccionaram as árvores a concurso, como forma de envolver toda a comunidade. O pódio completa-se com o pinheiro-manso (pinus pinea) da união de freguesias Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, com 257 votos (19,6%) e a oliveira (olea europaea) de Infantas, com 253 votos (19,3%). Recorde-se que a votação estavam 18 árvores, nomeadamente oito pinheiros-mansos, cinco carvalhos-alvarinhos, dois sobreiros, um salgueiro-branco, uma oliveira e um eucalipto.

A revelação da Árvore do Ano de Guimarães 2023 acontece no Dia Mundial da Árvore, que se assinala esta Terça-feira, 21 de Março, e pretende alertar para a importância da preservação do património arbóreo do concelho. Recorde-se que em 2022 a vencedora foi a camélia da Casa de Margaride e no ano anterior o pinheiro-manso, de Silvares, foi o mais votado.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias