23.9 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 25, 2024

REN Portgás: participa no Fórum Europeu sobre Hidrogénio

Economia

A Portgás, empresa do grupo REN, participou no European Hydrogen Forum promovido pela Comissão Europeia (CE), em Bruxelas.

Actualmente na presidência partilhada da mesa redonda Buildings da European Clean Hydrogen Alliance (iniciativa da CE para acelerar o desenvolvimento do hidrogénio até 2030), o administrador da Portgás, Nuno Fitas Mendes, apresentou os eixos principais do programa que tem como foco a aplicação do hidrogénio em edifícios. Em linha com a primeira versão da revisão do Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030), publicada pelo Ministério do Ambiente e Acção Climática a 30 de Junho, este programa assenta no reconhecimento de que a utilização dos gases renováveis, como o hidrogénio, é essencial para descarbonizar os edifícios.

© Direitos Reservados

Atendendo ao duplo desafio que a CE enfrenta – impulsionar a economia do hidrogénio e assegurar a competitividade da indústria europeia – o grupo de trabalho considerou que os edifícios podem ser a solução para ambas as vertentes na medida em que já há soluções que garantam o abastecimento de hidrogénio a clientes em edifícios, algo que é escalável através de investimentos localizados. Apesar de ainda em percentagem reduzida, já existem edifícios domésticos, hospitais, escolas, lares de idosos, aeroportos, datacenters, entre outros, com as infraestruturas necessárias para utilizar hidrogénio como fonte de energia, perspectivando os participantes no fórum, que no curto/médio prazo o mesmo seja viável a 100% das mesmas, bastando para tal que sejam definidos os incentivos comunitários que acelerem o processo, uma vez que as tecnologias existentes cada vez mais o permitem. Neste fórum foram ainda destacadas as vantagens competitivas que hoje a Europa possui na tecnologia, no emprego especializado e na economia dos novos gases renováveis.

O comissário europeu do mercado interno, Thierry Breton, admitiu a relevância de reflectir sobre a importância das redes e edifícios na estratégia do hidrogénio, mostrando-se empenhado em analisar a questão levantada na apresentação da Portgás. Thierry Breton destacou, no fecho da sessão, a “liderança da Europa no domínio do hidrogénio” e declarou: “estou convencido de que seremos o primeiro continente [a usar o hidrogénio].

Com o tema ‘Por que é que a economia do hidrogénio na União Europeia vai assegurar a competitividade industrial da Europa’, o painel contou com a presença de responsáveis de todas as mesas redondas da European Clean Hydrogen Alliance (produção, energia, transporte e distribuição, indústria, mobilidade e edifícios).

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias