25.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Julho 19, 2024

SMS: exposição “Arte de Bordar, Património em Guimarães”

Economia

A Sociedade Martins Sarmento terá patente, a partir de hoje, dia 29 de Novembro, a exposição Arte de Bordar, Património em Guimarães, que dará a conhecer a técnica do bordado em Guimarães.


A exposição Arte de Bordar, Património em Guimarães demonstrará a técnica do bordado típica de Guimarães e as suas particularidades, para além da variedade de aplicações que se observam, especialmente em peças de ambiente doméstico, vestuário e adereços.

O bordado é uma arte decorativa sobre um determinado suporte, revestindo-se de um expressivo valor cultural e simbólico.

Independentemente dos ambientes que habitam, quer na esfera civil quer religiosa, os elementos bordados “conferem dignidade às peças e aos seus possuidores, sendo em várias circunstâncias elementos que reforçam o estatuto e o prestígio de uma determinada pessoa”, explica o museu.

Existem diversas semelhanças, mas a técnica têxtil do bordado apresenta singularidades que a diferenciam de região para região. Em Guimarães apresenta-se sobre tecido branco, especialmente linho, e os motivos decorativos, bordados numa harmonia de vários pontos, surgem de forma monocromática.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias