9 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Paço dos Duques: visitantes podem usar realidade virtual e aumentada na visita

Economia

Usando um aplicativo do telemóvel, os visitantes poderão servir-se da tecnologia da realidade virtual e da realidade aumentada para verem por dentro o Paço dos Duques de Bragança.


São novos recursos que se disponibilizarão a partir de 5 de Julho (Terça-feira), quando for lançada a plataforma museusportugal.pt, que resulta de um protocolo de parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Norte e a empresa DKS Studios, com o apoio do Programa Garantir Cultura.

“Para incentivar e capacitar todos os visitantes – desde crianças, jovens, adultos, idosos ou pessoas com incapacidades visuais e auditivas – a plataforma MuseusPortugal.pt pretende contribuir para a criação de uma experiência única”, revela uma nota do Paço Ducal.

📸 Direitos Reservados

Fica assim aberta a porta a “um mundo imersivo de experiências, informações, vídeo e conteúdos 3D para os museus nacionais” – acrescenta.

A plataforma MuseusPortugal.pt faz a interligação do meio físico e a sua recriação para o meio digital através de realidade virtual com elementos de vídeo e fotografia de espaços culturais em 360⁰ e planificação em 3D.

Com a integração de realidade aumentada através de uso de aplicativo móvel para smartphone ou tablet, os visitantes experienciarão a sobreposição de imagens interactivas à visão da realidade e terão ainda acesso a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço, uma obra de arte ou um artefacto, onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objectos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que acompanhará o visitante por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias