15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

GUIdance: o expoente musical de A Oficina

Economia

Começa hoje com uma criação do vimaranense Victor Hugo Pontes, logo à noite (21h30) no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

Rui Torrinha, explica a filosofia subjacente ao programa escolhido para esta 13ª edição do GUIdance, enquanto festival e o espectáculo âncora da programação do CCVF e de A Oficina.

PUB

Isto é, dando palco a artistas, cujas performances são pouco vistas em Portugal mas que estão a alterar o panorama da dança. Justifica que o festival vai continuar a acentuar “essa contradição” mas não a fechar portas a “obras novas”.

Victor Hugo Pontes, abre a temporada da música em Guimarães, com Bantu, uma criação que cruza linguagens europeias com africanas, “uma festa para bailarinos dos dois continentes, que constroem uma linguagem comum”, numa peça que “cria quase uma nova língua”, artística, com feições verbais e não verbais.

O GUIdance estende-se para além dos espectáculos, com actividades paralelas, e abrindo-se a conceitos musicais que se estendem à Ásia, já na segunda semana.

“A cultura pode dar respostas para a saída dos problemas actuais do mundo” – defende o director artístico do GUIdance.

E em Guimarães, esta edição “vai criar uma forma de relação com a cidade e os seus residentes” e com o ‘Bailar em Casa’, promove a dança na Casa da Memória; e com o ‘Bailar Fora de Casa’ vai à associação dos 20 Arautos, um convite à dança e a entrar na roda, abanando o corpo.

O GUIdance vai utilizar vários espaços, desde o grande auditório do CCVF ao pequeno auditório, ao CIAJG e Teatro Jordão.

Contempla debates, sessões de cinema, oficinas para crianças e famílias, ensaios abertos às escolas de dança de Guimarães e talks pós-espectáculo.

Victor Hugo Pontes abre o GUIdance onde vão actuar Panaibra Gabriel Canda, Gio Lourenço, Company Wayne McGregor, Beatriz Valentim, Piny, Gaya de Medeiros, Diana Niepce e Tjimur Dance Theatre.

Os espectáculos decorrem hoje, Sexta-feira, Sábado e Domingo na primeira semana. E regressam Quarta-feira (dia 7 de Fevereiro), Quinta e Sexta-feira, terminando no Sábado. 

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias