Cidade Natal: Guimarães investe 300 mil euros para época festiva

Animação nas ruas da cidade, concertos, mercado de natal e iluminação a partir do dia 1 de Dezembro. O Toural será o novo palco da contagem decrescente para a passagem de ano.


A dinamização da cidade para a época festiva começa a 1 de Dezembro com a ligação da iluminação de Natal e a abertura da Casa do Pai Natal, às 17h30, no Largo do Toural, onde ficará também a árvore iluminada e um carrossel parisiense.

No mesmo dia, decorrerá a Parada Natalícia, que passará por várias ruas da cidade, e a abertura do Mercado de Natal, no Largo Condessa do Juncal. Para evitar o que aconteceu em anos anteriores, o Mercado terá cobertura e um palco, de modo a não ficar limitado pelas condições climatéricas.

Em conferência de imprensa, realizada esta Segunda-feira, o vereador da Cultura e Turismo, Paulo Lopes Silva, firmou a vontade de “dinamizar o centro da cidade” com “animação permanente”. Segundo o vereador, este que “é um programa dirigido às famílias e, em especial, às crianças”, teve um investimento de 300 mil euros.

A animação e iniciativas teatrais no Mercado de Natal, assim como a Casa do Pai Natal, estão sob responsabilidade da Associação Sol no Miral – Teatro Coelima. O presidente da associação, Rui Fernandes, prometeu “animação permanente” com “uma grande equipa envolvida, contabilizando actores, músicos e figurantes” e revelou que terão mais de 50 actores e figurinos a trabalhar para Guimarães Cidade Natal.

Quanto ao condicionamento das ruas da cidade, tópico muito discutido em particular pelos comerciantes do centro, Paulo Lopes Silva admite que “o calendário ainda não está definitivamente fechado”. Explica que ainda está em “processo de avaliação interna” mas o mais provável é convergir com os fins-de-semana e feriados, quando as actividades e animação de rua serão mais intensas.

Destaque para os concertos de Natal nos dias 3, 4, 11 e 17 de Dezembro e o espectáculo do grupo A Outra Voz, que vai actuar no dia 21 de Dezembro, no grande auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural Vila Flor.

Passagem de Ano no Toural

Uma das novidades deste ano é a deslocação da celebração da Passagem de Ano do Largo da Oliveira para o Largo do Toural. As celebrações terão início às 22h00 de dia 31 de Dezembro e contarão com dj’s e videomapping projectado na Basílica de São Pedro, no Toural.

A ideia partiu da Associação Vimaranense de Hotelaria, que após a experiência da realização do sunset, está confiante na potencialidade de realizar a contagem decrescente para o novo ano no Toural.

“Trazer a passagem de ano para o Toural foi um risco medido. É o primeiro ano, queremos que tudo corra na perfeição”, confessa Diogo Silva, presidente da AVH. O vereador da Cultura e Turismo perspectiva “juntar mais de 30 mil pessoas no Toural”, que considera ser “a sala de visitas da cidade”.

Paulo Lopes Silva explica que tomaram esta decisão, sobre a qual tinham vindo a falar “nos últimos anos”, devido aos constrangimentos em termos de lotação ao realizar a passagem de ano no centro histórico.

As celebrações da passagem de ano terminam com o Concerto de Ano Novo, no dia 1 de Janeiro, às 17h00, com a Orquestra de Guimarães e a participação da Academia de Bailado de Guimarães, no Centro Cultural de Vila Flor. Os bilhetes estarão disponíveis a partir de amanhã, dia 22 de Novembro, pelo custo de 7,5€.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também