24.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Grão Ordem Afonsina: comemorações dos 900 anos em preparação

Economia

A associação ‘Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador’ está a preparar um programa de comemorações dos 900 anos da Investidura do Rei D. Afonso Henriques como Cavaleiro.

Este facto histórico que aconteceu em 1125, no Dia de Pentecostes, ocorrência que se celebra 50 dias depois do Domingo de Páscoa, data que, em 2025, acontecerá a 8 de Junho (Sábado).

PUB

Até lá, a Grã Ordem Afonsina vai desenvolver um conjunto de acções para assinalar a efeméride histórica, organizando já neste próximo mês de Maio uma deslocação a Zamora, cidade espanhola onde o Rei Fundador foi armado Cavaleiro. A iniciativa está marcada para os próximos dias 18 e 19 de Maio.

A deslocação de Guimarães a Zamora destina-se a todos os associados da Grã Ordem Afonsina, mas também a todos os vimaranenses que pretendam participar nesta homenagem ao Rei Fundador, que será preparativa da comemoração dos 900 anos da Investidura como Cavaleiro no próximo ano.

© Direitos Reservados

Uma delegação espanhola vai retribuir a visita, no âmbito da celebração da Batalha de São Mamede de 1128, nos dias 22 e 23 de Junho.

A Fundação Rei Afonso Henriques e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes, duas prestigiadas organizações de Zamora, estarão em Guimarães no fim-de-semana das comemorações do ‘24 de Junho – Dia 1 de Portugal’, organização na qual a Grã Ordem Afonsina pretende ser futuramente parceira com o Município de Guimarães.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias