HSOG: organiza Seminário Prevenção da Violência Doméstica

A Equipa de Prevenção da Violência Doméstica (EPVA) do Hospital da Senhora da Oliveira vai realizar amanhã, dia 22 de Novembro, um seminário sobre a prevenção da violência doméstica, no auditório do Hospital às 10h00.


A relevância deste seminário prende-se com “a necessidade de discutir e reforçar que o trabalho em rede é imprescindível e faz a diferença na prática diária da equipa de prevenção da violência doméstica do HSOG, nunca esquecendo que a vítima está no centro da acção dos técnicos da EPVA, do Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães”, lê-se em comunicado.

O seminário começa às 10h00 com a sessão de abertura, seguindo-se a apresentação da estratégia da PSP 20/22 Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do cidadão, pelo comandante da esquadra de Investigação Criminal. Às 10h40 dar-se-á a conhecer a perspectiva de um médico-legal, Dr. Luís Coelho, sobre a Violência Doméstica.

Às 11h40 vários membros do HSOG apresentarão a contextualização da Equipa de Prevenção da Violência Doméstica do hospital. Segue-se a apresentação do filme As Vozes da Rede pela coordenadora da EPVA, Isaltina Vitorino. O seminário termina com uma discussão, às 12h45. A inscrição é obrigatória e gratuita.

Em comunicado, a organização esclarece que o plano de reforço de Prevenção e Combate à Violência Doméstica resume de uma forma muito clara aquilo que é o foco dos profissionais deste serviço:

“Se a casa é um lugar seguro para a maioria das pessoas, para as vítimas de violência doméstica não é. (…) A persistência do crime de violência contra as mulheres e a violência doméstica deve mobilizar toda a sociedade, de forma a que as mulheres e crianças e todos os que sofrem com esta situação, tenham o apoio que devem ter das redes de vizinhança, das famílias, dos serviços especializados e dos serviços públicos. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encerrar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento.”

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também