26.2 C
Guimarães
Quarta-feira, Maio 8, 2024

Protecção Civil: serviço municipal fez 1447 intervenções

A comunicação da existência de ninhos de vespas velutinas já pode ser feita através do site da Câmara Municipal de Guimarães.


Agora é mais fácil denunciar a existência de ninhos de vespas velutinas, uma espécie que ameaça a vida normal dos cidadãos.

Os munícipes já podem proceder à comunicação de ninhos de vespas velutinas, através do preenchimento de um formulário que reporta directamente ao serviço municipal da Protecção Civil de Guimarães.

Por um simples registo, o cidadão sabe que a sua mensagem chega aos serviços de Protecção Civil que ficarão a saber da localização dos ninhos.

Por esta via, o ninho fica referenciado e terá resposta automática da equipa que realiza a exterminação destes ninhos.

O site do município fornece igualmente informação sobre o histórico de intervenções em ninhos de vespas velutinas, desde 2018, por cada freguesia do concelho.

Em 2021, registaram-se 1447 intervenções, utilizando a incineração e de inoculação (por utilização de insecticida), como técnica de controle e de extinção da população de vespas. O número de intervenções em 2020 atingiu o máximo de 954 acções de exterminação daquela espécie.

Igualmente, os cidadãos poderão utilizar a aplicação Guimarães Cityfy, para comunicar a existência de ninhos, bem como utilizar as formas anteriores de comunicação de ninhos.

“Este novo equipamento permite a exterminação de ninhos durante o período diurno”.

“O Município, durante o ano de 2021 adquiriu um novo equipamento que permite realizar a inoculação de ninhos através de injecção directa de insecticida. Este novo equipamento permite a exterminação de ninhos durante o período diurno, contribuindo para a aumento da capacidade de resposta dos serviços na exterminação de ninhos” – revela uma nota de imprensa da Câmara Municipal. 

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também