12.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 26, 2024

PSD: plenário presidido por mulheres

Economia

Conceição Marques, Margarida Pereira e Emília Pereira formam a mesa do Plenário da concelhia local que tem eleições marcadas para Sábado.


É um sinal e uma intenção de incluir mais mulheres nas decisões políticas do PSD local. A lista que Ricardo Araújo vai apresentar tem os nomes de Conceição Marques – uma militante com história no partido – na presidência do Plenário, órgão que agrupa todos os militantes.

Inclui também Margarida Pereira, que tem um historial ligado ao associativismo local, participou em algumas comissões políticas no tempo de Lemos Damião. Emília Pereira, candidata da Coligação Juntos Por Guimarães em Guardizela, é a terceira mulher indicada para este órgão.

Entretanto, Ricardo Araújo vai indicar os dois vice-presidentes para a comissão política. E os nomes garantidos são os de Rui Armindo Freitas – deputado na Assembleia Municipal – e de Hugo Ribeiro, um dos três vereadores do PSD na Câmara.

Os restantes 10 nomes da comissão política serão conhecidos até Quinta-feira, dia em que a lista será entregue na sede do partido ao actual presidente do Plenário. Uma lista que todos reconhecem de “unidade, coesão e força e com muita ambição”.

📸 Conceição Marques e Emília Pereira.

📸 Rui Armindo Freitas e Hugo Ribeiro.

Ricardo Araújo já deixou perceber que a sua estrutura não se cingirá aos órgãos formais previstos nos estatutos.

Terá em mente a indicação de um coordenador autárquico, responsável pela relação com os diversos autarcas, em funções ou meramente eleitos nos diversos órgãos do poder local; também formará um conselho estratégico local, uma espécie de gabinete de estudos; e, finalmente, apostará na criação de uma academia política para dar formação ao pessoal político do partido incluindo os jovens da JSD.

Entretanto, no recente congresso do PSD nacional, e com a saída de André de Coelho Lima de dirigente nacional, a secção vimaranense ficou sem qualquer representante, nos órgãos nacionais.

Um facto desvalorizado por alguns dirigentes que justificam em parte a entrada na nomenclatura de Luís Montenegro de dois representantes da região com peso: Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara de Famalicão e Hugo Soares que é agora o secretário-geral do partido.

Recorde-se que com Rui Rio na presidência, André Coelho Lima era o único representante da distrital de Braga nos órgãos nacionais, como adianta fonte do partido.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias