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Sábado, Abril 27, 2024

Bairro 1128: o bairro comercial da cidade digital que Guimarães quer ser

Economia

Os Bairros Comerciais Digitais são “a iniciativa mais relevante do PRR”, que vai revitalizar áreas comerciais das cidades, considerou Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

O Bairro 1128 – um bairro comercial digital que vai nascer em Guimarães – contemplado no conjunto das mais de 150 candidaturas já aprovadas, foi, ontem apresentado, pela Câmara Municipal, no largo da Condessa do Juncal.

Objectivamente, estes bairros “vão promover um modelo de negócio, incentivar o comércio online” e Mário Campolargo considerou-os mesmo “um desígnio para todos os agentes políticos e empresariais”, pois acredita que “o digital impulsionará o crescimento económico”.

“Todas as autarquias têm aqui uma oportunidade para trabalhar com os comerciantes.”

O Secretário de Estado afirmou que “todas as autarquias têm aqui uma oportunidade para trabalhar com os comerciantes”, na procura de um novo paradigma comercial, uma vez que os Bairros Comerciais Digitais, também vão contribuir para a “valorização do tecido económico, afirmar as cidades inteligentes, um caminho – sublinhou – que Guimarães trilha e onde se esperneiam as melhores práticas, qual campo de teste para abordar a inovação”.

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Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, pretende que este seja um processo que envolva toda a comunidade, dado tratar-se de um projecto fundamental para a dinamização do comércio de rua e uma nova forma de usufruir do espaço público.

“É importante que todos estejam envolvidos.”

“Sem comércio de rua, as cidades não são vibrantes”, disse. Para o autarca, as competências digitais são fundamentais no presente, não apenas para comerciantes, mas também para os consumidores. Sendo Guimarães uma cidade histórica, que se orgulha do seu passado, Domingos Bragança vê na transformação digital uma oportunidade para Guimarães ser líder e inspiradora para toda a região. “É na vivência à escala humana que queremos que este bairro comercial digital se distinga, pelo que é importante que todos estejam envolvidos. E para essa vivência à escala humana, a pedonalização da parte norte do Toural e da Alameda, bem como da rua de Santo António, é fundamental”, frisou.

A apresentação do Bairro 1128 foi efectuada pelo vereador Paulo Lopes Silva, que fez notar a ligação entre as dimensões criativa e histórica que o projecto proporciona. “Aliamos memória, história e património a inovação, vanguarda, dados e informação. O Bairro 1128 pretende fomentar o equilíbrio entre o digital e o presencial, e conferir mais qualidade ao espaço público”, disse.

Para o vereador, a relação com a comunidade e a sustentabilidade ambiental são premissas que fazem do projecto do Bairro 1128 um projecto estruturante para o futuro de Guimarães enquanto “cidade inteligente”.

Uma mesa redonda encerrou a sessão onde foi abordado o tema “Como adaptar o comércio e serviços aos novos modelos de consumo”, com moderação de Paula Teles, CEO da MPT-Mobilidade e Planeamento do Território, e a participação de Clotilde Cavaco, directora dos Serviços de Comércio, Serviços e Restauração – DGAE, Raquel Freitas, da Chafarica – Home Trends, Rui Castro Dias, presidente da Associação Empresarial de Guimarães, e João Pedro Cortinhas, da empresa Swonkie.

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