13.3 C
Guimarães
Sexta-feira, Maio 10, 2024

Fórmula 1: Universidade do Minho estreia-se na Formula Student

Economia

A Universidade do Minho estreia-se esta Segunda-feira na Formula Student, que é disputada anualmente por estudantes do ensino superior em circuitos de todo o mundo.

A estreia vai ser em contexto europeu, no kartódromo de Castelo Branco, e na classe 2 (protótipo virtual). A equipa chama-se FSUMinho e vai apresentar o design, os custos e a produção do seu futuro veículo eléctrico, quer ao júri como a possíveis investidores.

Até 5 de Agosto há 26 equipas a concurso, que vêm da Espanha, França, Israel, Itália, Reino Unido, Roménia e Portugal (neste caso, de Aveiro, Coimbra, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Santarém). É a primeira vez que esta prova europeia se realiza em Portugal e com tendência a abrir-se a equipas de outros continentes.

“Estamos muito motivados e a prova pode permitir visibilidade, networking e patrocinadores.”

“Esta competição é uma forma de defender e aprovar o projecto do nosso carro. No final, vai ser uma espécie de luz verde para o construirmos fisicamente e de evoluirmos nos próximos dois anos”, explica o team leader da FSUMinho, Francisco Forte. Esta equipa reúne 35 estudantes de engenharia electrónica, mecânica, informática, materiais, gestão industrial e sistemas de informação. “Estamos muito motivados e a prova pode permitir visibilidade, networking e patrocinadores”, realça o aluno Duarte Leitão, do 2º ano de informática. “É uma experiência divertida e de aprendizagem, estamos a aplicar o que temos no plano de estudos para o trabalho em grupo, desde projectar, avaliar e tomar decisões importantes”, acrescenta. Aumentar as soft skills e interligar a indústria são outros dos objectivos.

A FSUMinho nasceu em 2021, tem sede no campus de Azurém (Guimarães) e cinco secções: management; body; electronics & software; power train; e drive train. Aberto a alunos de outros cursos, o grupo já avançou nos pormenores técnicos de bateria, pneus e botões do volante, construiu uma estrutura básica do cockpit para aferir dados ergonómicos e continua a aplicar os conhecimentos adquiridos no futuro monolugar de 270kg.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias