39 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 23, 2024

Gualterianas: Batalha das Flores e concertos ao Domingo regressam às festas

Economia

Decorreu hoje a apresentação do programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2023, que se realizarão de 27 de Julho a 7 de Agosto, integrando XXV Feira de Artesanato de Guimarães.

O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, apresentou o “programa com intensidade” e que promete “algumas novidades”. Destaque para os três dias de concertos, Sexta, Sábado e Domingo (4, 5 e 6 de Agosto), com um cartaz que inclui dois espectáculos por noite. Soraia Tavares, AGIR, Bianca Barros, D.A.M.A, IRMA e The Black Mamba, respectivamente, são os nomes confirmados e que irão actuar na praça da Plataforma das Artes. O vereador explicou que a ideia foi trazer um “artista emergente” e um artista do top das rádios nacionais, por dia. Questionado acerca da ausência de artistas vimaranenses, tema já discutido no ano anterior, Paulo Lopes Silva respondeu que contactaram artistas da cidade, previamente seleccionados, mas que por divergência de agenda não aceitaram o convite.

Uma das novidades deste ano é o regresso da Batalha das Flores, iniciativa que não se realiza desde 2019 e que, este ano, decorrerá no Sábado, 5 de Agosto, pelas 18h00, nas ruas da cidade. O presidente da Câmara expressou que quer que sejam usadas “flores naturais”, apelando à participação. A típica Corrida de Cavalos também está de volta e acontecerá na Segunda-feira, dia 7, às 15h00, no Centro Equestre Loureiro Velho, em Fermentões.

📸 GA!

Pela primeira vez, haverá um espaço exclusivamente dedicado ao Fado, no Largo de Donães, onde decorrerão três Noites de Fado, sempre às 21h30, ao longo do fim-de-semana. Esta iniciativa é promovida pela Associação Guimarães Fado.

O presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana, José Pontes, revelou que a tradicional Marcha Gualteriana, que encerra as festas na noite de Segunda-feira, contará com nove carros: Carro da Cidade, Carro do Egipto, Carro dos Escuteiros, Carro do Centro Social de Brito, Carro da Criança, Carro Harry Potter, Carro Gil Vicente, Carro dos 90 anos e o Carro das Balonas. A associação também está envolvida na Batalha das Flores, apresentando, por isso, quatro carros: Carro das Portas da Vila, Carro das Cantarinhas dos Namorados, Carro da Música e Carro dos Animais.

A par das festividades da cidade, realiza-se, também, a XXV Feira de Artesanato de Guimarães, que contará com 31 unidades de artesanato, revelou a directora de Artes Tradicionais de A Oficina, Catarina Pereira. Esta 25ª edição, “bastante completa”, realiza-se novamente no jardim da Alameda de São Dâmaso e terá uma área alimentar ampliada.

Durante o fim-de-semana das Gualterianas, a Casa da Memória (CDMG) e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) terão entrada gratuita e horário alargado, das 10h00 às 22h00. As festas da cidade vão decorrer no eixo entre a Alameda Alfredo Pimenta, onde estará instalado o Parque de Diversões, e o Largo República do Brasil.

“O importante é a envolvência dos vimaranenses.”

Quanto ao orçamento, o vereador da Cultura revelou que “houve um reforço do investimento” de “praticamente 50 mil euros” em relação aos anos anteriores, totalizando o valor em cerca de 300 mil euros. O presidente da Câmara, Domingos Bragança, assumiu a disponibilidade de aumentar este valor se os vimaranenses sentirem necessidade de um upgrade no cartaz. O autarca reiterou que “se for necessário escalar no valor orçamental, esse valor será aumentado”, mas “o importante é a envolvência dos vimaranenses”, sublinhou.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias