32.3 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 24, 2024

‘Projecto Cérebro Materno’: recebe prémio Príncipe da Beira 

Economia

Distingue a investigação e ciência e foi atribuído a Joana Sequeira Pinto, investigadora da Oxford University.

O ‘Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência de 2023’ foi entregue na presença de Adelina Pinto, vice-presidente do Município de Guimarães, Dom Duarte Pio, Dom Afonso de Bragança e Eugénio Ferreira, vice-reitor da Universidade do Minho.

Na cerimónia de entrega do prémio, Adelina Pinto destacou que “Guimarães é uma cidade de história e património, que muito nos honra, mas também de ciência e conhecimento”, como demonstram os investimentos realizados, nomeadamente no campo da bio-medicina, transformando este prémio num símbolo do que Guimarães quer ser no futuro: “uma cidade diferente hoje, que traga um amanhã mais promissor, baseado no conhecimento, na ciência, na cultura e com carbono zero”.

PUB

O prémio foi atribuído a Joana Sequeira Pinto, investigadora na Oxford University, pelo seu ‘Projecto Cérebro Materno: Avaliação do impacto da gravidez na saúde e função do cérebro’, que tem como objectivo principal avaliar o impacto da gravidez e dos distúrbios hipertensivos da gravidez na saúde materna e na função cerebral foi o mote da sua tese.

Após análise a todos os projectos a concurso, o júri deliberou atribuir uma menção honrosa ao trabalho “Abordagem multimodal para o tratamento local de glioblastoma: terapia de RNA direcionada ao tumor e quimioterapia autorreforçada (chamado PRECISE), da investigadora Cláudia Martins.

O prémio foi instituído pela fundação D. Manuel II, Universidade do Minho e Município de Guimarães, consistindo num galardão que visa distinguir um investigador de excelência na área, com menos de 40 anos de idade, pretendendo apoiar o seu plano de pós-graduação a realizar numa instituição de I&D nacional ou estrangeira.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias