23 C
Guimarães
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Exposição: ‘Fernando Távora. Pensamento Livre’ mostra obra do arquitecto

Economia

O centenário de Fernando Távora, será comemorado entre Agosto de 2023 e Setembro de 2024.

Entretanto, foi inaugurada a exposição em que se evidencia o pensamento livre do arquitecto.

Ana Cotter afirmou que este reconhecimento feito a Fernando Távora é “justo e digno”, dada a importância do seu contributo para a arquitectura portuguesa e particularmente, em Guimarães, onde é considerado a “pedra de toque” para a elevação do centro histórico a Património Mundial.

O centenário de Fernando Távora, conta com um conjunto de promotores e um programa de iniciativas apoiado pelo Município de Guimarães, a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho.

Entre Agosto de 2023 e Setembro de 2024, celebra-se a vida e obra de Távora um pouco por todo o país. O Município de Guimarães fará uma especial homenagem, integrada nas comemorações da elevação da zona de Couros a Património Mundial, no final deste ano.

Tendo como núcleo central uma exposição itinerante, colóquios, aulas abertas e visitas guiadas a obras de Távora, o programa agrega igualmente um conjunto de iniciativas próprias das instituições parceiras, tais como lançamentos de livros, edição de mapas, workshops e encontros.

Patente até 6 de Julho de Quarta-feira a Sábado, entre as 12h30 e as 18h30, na Garagem Avenida, a exposição sintética da vida e obra do arquitecto tem a curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano e Maria Manuel Oliveira.

A exposição procura retratar a personagem, a sua vastíssima cultura, o seu método de trabalho, a forma como usou o desenho e a história na prática projectual, e de como as suas aulas foram fundamentais para sucessivas gerações de estudantes entenderem o que é a arquitectura e o seu exercício profissional. Não tem, no entanto, qualquer intenção de se aproximar de uma mostra retrospectiva.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias