14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Cidades: futuro discutido por líderes políticos e empresariais

Economia

A conferência do Desafio das Cidades Inteligentes (ICC), da Comissão Europeia, sobre Acordos Verdes Locais e o Fórum Empresarial de Autarcas (Mayors – Business Forum), que contou com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador do Município de Guimarães, decorreu no Porto, na semana transacta.

PUB

“Reforçou a importância das parcerias cidade-empresas na condução da transição verde.”

O vereador dos Sistemas Inteligentes, afirmou que este evento, focado nos Acordos Verdes Locais e no Fórum Empresarial de Autarcas, “ofereceu uma plataforma importante para discutir o futuro das cidades sustentáveis e inteligentes” onde a troca de ideias e experiências com líderes políticos e empresariais “reforçou a importância das parcerias cidade-empresas na condução da transição verde”. Estes esforços são “fundamentais para criar novas oportunidades para empresas e cidadãos europeus”, com Guimarães a reafirmar o seu compromisso contínuo com a sustentabilidade.

O Município de Guimarães, e o Laboratório da Paisagem apresentaram um stand com boas práticas, o projecto Desporto Carbono Zero como sendo uma iniciativa que pretende alinhar e integrar a estratégia dos clubes desportivos com os objectivos de desenvolvimento sustentável, de forma a reduzir a sua pegada de carbono e potenciar a transição verde e digital para a construção de uma cidade mais sustentável e resiliente.

© Direitos Reservados

Este encontro promoveu o diálogo entre líderes políticos e empresariais, com o foco no aproveitamento das capacidades das cidades em criar mercados líderes para as indústrias de tecnologia limpa e digital da Europa. Nas suas variadas intervenções, os participantes destacaram o papel preponderante das parcerias cidade-empresas na condução da transição verde através de Acordos Verdes Locais e no reagrupamento da capacidade industrial mais próxima de casa.

Ao integrar planos de acção verdes e locais, acelerar tecnologias estratégicas de emissão zero, permitir zonas industriais, criar vales de aceleração de emissão zero e aproveitar a inteligência artificial e gémeos digitais, os líderes políticos e empresariais pretendem reacender a competitividade sustentável local. Este esforço colectivo é fundamental para regenerar as economias locais e criar novas oportunidades para as empresas e cidadãos europeus.

Os compromissos políticos principais endossados pela comunidade ICC foram capturados nas conclusões do Fórum de Negócios dos Presidentes de Câmara da ICC, que poderá encontrar em Intelligente Cities Challenge – Conference & Mayors Business Forum Conclusions.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias