13.4 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Empate: eleições vão repetir-se em Sande Vila Nova e Sande S. Clemente

As eleições para a Assembleia de Freguesia serão repetidas, a 10 de Outubro, por se ter registado um empate entre as candidaturas do PS e da Coligação Juntos por Guimarães (JpG). 



A Assembleia de Apuramento Geral dos resultados das eleições autárquicas de 2021, reuniu, esta manhã, pela primeira vez. 

E logo foi confrontada com uma reclamação, feita na noite das eleições, e constante da acta de uma das mesas de voto.

Presidida pelo Dr. José Luís Cruz Pinto Marques, Juíz do 4º Juízo Civil de Guimarães, a assembleia já decidiu pela anulação do voto que deu vantagem a Lucinda de Fátima Gonçalves Oliveira, candidata do Partido Socialista. A habitual cruz não foi colocada por um cidadão, substituída por outro sinal que não foi considerado como revelador da vontade do eleitor em escolher a candidata socialista.

Assim, Lucinda de Fátima Gonçalves Oliveira, do Partido Socialista, Tiago João Matos Rodrigues, da Coligação Juntos por Guimarães e José Manuel Pereira Mendes, da CDU, voltarão a disputar os votos dos 3202 eleitores inscritos naquela união de freguesias.

José Mendes, candidato da CDU. 📸 Direitos Reservados

Recorde-se que votaram 1989 cidadãos, sendo que se registaram 77 votos em branco e 25 nulos. A candidata do PS obteve 893 votos, o candidato da coligação PSD/CDS obteve 892 e o da CDU registou 102 votos. Esta votação dava cinco (5) mandatos para o PS e quatro (4) para a CJpG, ou seja Lucinda Oliveira teria a maioria absoluta neste cenário eleitoral.

Agora, tudo está em aberto para um segundo escrutínio onde poderão votar todos os eleitores já inscritos, incluindo os que não votaram, sendo o resultado imprevisível, tal como o era antes das eleições do último Domingo.

Apesar de ainda não ser divulgada a data sabe-se que a mesma poderá ocorrer a 10 de Outubro (Domingo), dados os prazos e passos definidos na lei.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também