14.5 C
Guimarães
Sábado, Abril 27, 2024

Teatro Oficina: programação de Maio a Julho apresenta projectos das Open Calls

Economia

Fruto das quatro open calls recentemente lançadas pelo Teatro Oficina, sob a direcção artística de Mickaël de Oliveira, são agora conhecidos os resultados surgidos entre 215 candidaturas registadas.

Mickaël de Oliveira. 📸 GA!

A companhia de teatro vimaranense prossegue, assim, a consumação do caminho de fortalecimento da criação, dirigindo oportunidades a artistas/criadores consolidados e emergentes, escritores e estruturas em artes performativas, dramaturgos e estruturas de criação, interessados em abraçar novas oportunidades.

Com vista a fomentar uma forte dinâmica no domínio da criação e cumprindo o objectivo de acolher e (re)conhecer a diversidade de comunidades e propostas artísticas no território vimaranense e nacional, foram lançadas as open calls de ‘Criação Crítica’, ‘Encontros de Dramaturgia’, ‘Bolsas de Criação – Dramaturgia’ e ‘Audição para a nova criação do Teatro Oficina – Ensaio Técnico’.

Foram registadas 66 candidaturas na vertente da ‘Criação Crítica’, 24 na referente aos ‘Encontros de Dramaturgia’ e 49 no que toca às ‘Bolsas de Criação – Dramaturgia’, e ainda 76 na ‘Audição para a nova criação do Teatro Oficina – Ensaio Técnico’. Os resultados destas candidaturas, nomeadamente os projectos artísticos seleccionados, já podem ser consultados online, bem como mais informação respeitante a programação dedicada a vertentes como ‘Criação’, ‘Formação’, ‘Pensamento’ e ‘Linha de Apoio à Criação’.

As primeiras sessões dos ‘Encontros de Dramaturgia’ acontecem já a 23 de Maio e 13 de Junho, sempre à Terça-feira, às 21h30, no Espaço Oficina, com orientação de Patrícia Portela, estando a seguinte já alinhada para a Terça-feira 11 de Julho, desta feita com Rui Pina Coelho.

Já neste mês de Maio, concretamente no próximo dia 10, às 21h30, no Espaço Oficina, é também possível ficar a conhecer o processo de criação de Manuela Ferreira e Rita Morais no Ensaio Aberto do projecto “Showroom”.

Os próximos Ensaios Abertos, de novos projectos de criação fermentados neste âmbito que já em 2023 integra residências artísticas e que será trabalhado até 2024 – contando com o acompanhamento dramatúrgico de nomes reconhecidos nas artes performativas como Francesca Rayner, Patrícia Portela e Victor Hugo Pontes – poderão ser descobertos nos meses de Junho (dias 14, 21, 28) e Julho (dia 5) e a respectiva informação consultada online, dando corpo a trabalhos como “O fim foi visto” de Teresa Coutinho, “A Bola de Cristal” de Luísa Fidalgo, “Manjar” de Tiago Cadete, e “Morte às Fantasmas” de Roxana Ionesco.

E na última semana deste mês, emergem no Espaço Oficina três criações que se exprimem nas apresentações finais das turmas das Oficinas do Teatro Oficina (OTO). A turma Drama, orientada por Gonçalo Fonseca, apresenta “Os Maus Alunos” a 27 de maio, às 17h00. No mesmo dia, às 21h30, a turma Ribalta, orientada por Inês Lago apresenta-se no seu “Salão de Espera”, onde desfilam números através de um altifalante. No dia seguinte, 28 de Maio, às 17h30, chega a vez da turma Malagueta, orientada por Letícia Moro, nos revelar que “Nem Tudo está Azul no País Azul”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias