7.3 C
Guimarães
Sábado, Abril 27, 2024

ExcentriCidade: forte programação e uma residência artística para início de 2023

Economia

A primeira sessão teve grande adesão do público no auditório do Centro Pastoral, em Moreira de Cónegos. A Jangada Teatro apresentou a peça A Tempestade, a partir da obra de Ana Luísa Amaral, com encenação de Vítor Fernandes e elenco composto por Oriana Pereira, Nii Ribeiro e Ricardo Leal Calatré.

O programa ExcentriCidade, é um projecto do Município de Guimarães em parceria com juntas de freguesia e redes de parceiros locais do território vimaranense que pretende criar novas centralidades de consumo cultural. O ExcentriCidade assinala, agora, novas datas para os meses de Fevereiro e Março, com destaque para o teatro e música, a preços acessíveis de um euro e convidativos a toda a família.

O próximo espectáculo é já no próximo dia 24 de Fevereiro, na Hemeroteca de São Torcato. Serão os Al’Fado a levar um pouco da tradição musical israelita com influências ibéricas e das tradições das comunidades judaicas dos tempos medievais. Há uma especial atenção na expressão de uma língua especial chamada Ladino, que combina espanhol, castelhano, português, hebraico, turco, grego, línguas eslavas e árabe marroquino. A música dos Al’Fado é inspirada em géneros musicais locais como o Fado e o Flamenco, assim como por influências africanas e brasileiras que também são incorporadas na sua obra.

Nas Taipas, será a prata da casa a comandar a noite. ATRAMA preparou um espectáculo de teatro, a 18 de Março, que, com um pouco de sorte, não fará rir ninguém. A partir de Chronicles of a Sick Man, de Marlin Wash, As Crónicas de um Homem Mau é uma comédia pop porn capitalista que versa sobre a solidão, a ambição e o poder. Uma criação da companhia vimaranense que já pisou o palco do CCVF nos Festivais Gil Vicente em 2022.

📸 Direitos Reservados

Com produção do Violista André Teixeira, o espectáculo, a realizar-se dia 25 de Março, em Ronfe, apresenta vários inéditos compostos especialmente para a fadista. Neste disco, haverá uma perspectiva singular do fado tradicional, de uma voz que não tem parado de crescer, homenageando aqueles com quem aprendeu – Amália Rodrigues, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria e António Rocha – perpetuando o legado por eles deixado. É numa alusão à modernidade e perpetuando a tradição que surgem composições como Mar de António Laranjeira, Antes de Ser Noite com versos de Tiago Torres da Silva e música de André Teixeira, Oração Nocturna de Marco Oliveira e Eu tenho um barco no peito de José Luís Gordo.

O Centro Paroquial de Pevidém acolhe a peça de teatro 4º esquerdo, da Ali’Arte Associação Cultural, no dia 26 de Março. Esta obra conta a história de Gina, uma administradora de condomínio que dedica sua vida a controlar os outros moradores. Ela tem dois filhos a chegar aos 30 anos que ainda não saíram de casa – o que lhes vale um rol de críticas constantes. No entanto, no dia do seu aniversário, ela sente-se abalada quando descobre que os seus filhos têm outros planos, sem a sua companhia. Gina é uma mulher convencida e tem uma opinião forte sobre tudo, incluindo a sua crença de que o Uber é um medicamento para a asma e a convicção de que sabe a origem do novo coronavírus.

No dia seguinte, em Brito, será vez de um espectáculo para os mais pequenos. (En)Cantar com Alice e Sebastião é um projecto musical e literário, cujo público-alvo são as crianças em idade escolar e pré-escolar e as suas famílias. Numa simbiose de palavras e sons, o projecto explora a diversidade musical, apresentando uma contrastante paleta sonora que resulta em experiências únicas no mundo do repertório de música infantil em Portugal. Esta proposta está inserida no programa MAPA – Mostra de Artes Performativas da Astronauta que irá decorrer nos Espaços Criativos de 24 a 27 de Março.

A primeira Residência Artística de 2023 do programa ExcentriCidade apresenta uma colaboração artística entre artistas locais e regionais e a comunidade de Barco com uma primeira abordagem à obra de José Mário Branco e realizar-se-á de 10 de Março a 1 de Maio. Com o objectivo de criar uma performance musical, com possíveis cruzamentos disciplinares, sendo que o convite à participação é geral e os ensaios irão decorrer ao longo de quase dois meses.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias