20.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Investigação: Braga acolhe Noite Europeia

Economia

Actividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos completam o programa na próxima Sexta-feira, dia 30, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum Braga.


A Escola de Ciências da Universidade do Minho volta a integrar o programa universitário Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com o tema “Ciência para todos – Sustentabilidade e Inclusão”.

A abertura oficial é pelas 17h00, com a presença prevista do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outros.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público geral, permitindo descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos.

Ainda antes do evento principal foram promovidas uma série de actividades preparatórias, realizando-se amanhã, dia 27, o Dia Aberto Virtual, das 10h às 18h, totalmente online.

📸 UMinho

A programação presencial para dia 30 estende-se das 16h00 até às 24h00 e a Escola de Ciências da UMinho e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia coordenarão todas as actividades presenciais a decorrer.

Nos vários postos instalados no Altice Forum Braga, os visitantes de todas as idades poderão interagir com investigadores de diferentes áreas científicas e participar num conjunto diversificado de actividades que procuram demonstrar a relevância da investigação e da ciência em geral para dar resposta às preocupações relacionadas com a sustentabilidade, neutralidade climática e inclusão social.

© UMinho

Existirão, ainda, actividades como quizzes, palestras sobre conservação de espécies animais e sensibilização sobre as alterações climáticas, exposições de fotografia científica, entre outros. Haverá, também, workshops e um escape room, sujeitos a inscrição prévia online.

Este evento surge no âmbito de um consórcio nacional que envolve diversas instituições de ensino superior e é financiado pelas Acções Marie Curie do Programa Horizonte Europa. A NEI é dinamizada pela Comissão Europeia desde 2005 e decorre em simultâneo em cidades de 25 países europeus.

📸 UMinho

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias