Milene Castro Silva
Nutricionista e escritora. Nasceu e cresceu em Guimarães. Licenciada em Nutrição e graduada em Artes da Escrita. Exerce consultas de nutrição clínica, área pela qual nutre um gosto particular assim como pela escrita. Foi autora e coautora de vários livros na área da nutrição. A sua primeira obra foi lançada em 2018.

Regresso às aulas

Setembro é um mês de uma nova estação anual, o outono, e também, o recomeço do ano letivo.

Para algumas famílias as merendas, a gestão das refeições familiares é um stress.

Com o aumento dos preços alimentares a necessidade de repensar o que realmente faz falta no frigorífico de um lar é hoje em dia de uma extrema importância.

Deste modo existem práticas inteligentes para assim obter uma alimentação inteligente. A primeira prática é fazer uma lista de compras semanal ou quinzenal (caso não viva perto do supermercado).

Faça uma lista de alimentos que vai precisar para os pequenos-almoços, lanches, almoços e jantares.

Planeie primeiro as refeições e só depois faça a lista de compras. Prefira sempre fruta e legumes da época.

Para além de serem mais económicos são também mais saudáveis por conterem nutrientes que são bem absorvidos pelo corpo.

Pode também fazer uma refeição quente por dia em doses duplicadas.

Opte por fazer sopa de legumes para vários dias e depois basta aquecer. Pode também fazer uma refeição quente por dia em doses duplicadas e depois aquecer, ou levar na marmita para a refeição seguinte.

Opte por pelo menos três vezes na semana conter refeições com leguminosas (grão, feijão, favas e ervilhas).

Aos lanches não se esqueça dos iogurtes, dos cereais saudáveis (integrais e sem açúcares), da fruta da época, de queijo, das amêndoas ou nozes.

Não menos importante, e não requer muito do seu tempo, porque não cozinhar bolachas, queques, bolos de caneca ou um bolo saudável?

Quebre a rotina alimentar com um bom planeamento e organização. A sua saúde agradece.

Saudações nutricionais

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1828N

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