Segundo o dicionário de língua português, a palavra provérbio deriva do latim “proverbium,ii”, que significa dito ou ditado. Na verdade, enriquece qualquer um de nós com as mensagens morais e populares. Sobre comida, existem imensos de forma que selecionei apenas alguns que considero interessantes para os dias de hoje. Eis o primeiro:
“Quem não é para comer também não é para trabalhar.”
Ou seja, este provérbio mostra o quão é importante comer bem para ter energia para as tarefas diárias tais como o trabalho. Note-se que comer bem significa comer saudavelmente.
“Quem come até se fartar cedo vem a jejuar.”
Eu acho este provérbio muito à medida do século XXI, pois muito se fala em saltar refeições e jejuar. Este provérbio mostra o quanto o equilíbrio e as quantidades de comida, sem grandes extremos é sempre o melhor caminho.
“O comer e o coçar vão do começar.”
Quem aprecia petiscos sabe a dificuldade de quando se começa a comer é difícil parar. Quando se gosta muito de pão, por exemplo, não dá para comer apenas um pouco… porque quando se começa depois o problema é parar. O melhor é conhecer como a sua fome e apetite funcionam antes de começar a comer. Porque já sabe… Basta começar…
“Se não queres engordar, come e bebe devagar.”
Neste provérbio acho que está tudo dito… A importância de mastigar e beber devagar ajuda na saciedade, a comer apenas o necessário, ou seja, não se ultrapassam as quantidades de comida, auxiliam na digestão.
“Bom sono e boa comida acrescentam a vida.”
Este provérbio também é muito direto e simples. Realmente sabe-se que dormir bem e comer saudavelmente é muito importante para uma excelente qualidade de vida.
“Quem não come por já ter comido, não tem doença de perigo.”
Sabe-se, até aos dias de hoje, que comer demasiado faz aumentar o risco de doenças tais como diabetes, cancro e obesidade (doença de perigo).
Estes são apenas alguns exemplos de como a cultura popular também é sábia e ainda se pode adaptar às necessidades sociais em pleno século XXI.
Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1828N
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.