Victor Costa: Bragança mostra orgulho por exposição do pintor vimaranense

Data:

A abertura da exposição individual de Victor Costa, no Palácio Vila Flor, sob curadoria de Ivo Martins, ‘Estrada Perdida’, foi inaugurada no Sábado, celebrando um dos mais relevantes artistas plásticos da cidade.

“A ligação pessoal e institucional é profunda e emocionante.”

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, recordou a sua ligação afectiva à família de Victor Costa. “É com enorme orgulho que, no ano em que completa 80 anos, Guimarães acolhe esta mostra. A ligação pessoal e institucional é profunda e emocionante” – referiu, salientando o papel incontornável do artista na vida cultural local.

A mostra, com curadoria de Ivo Martins, propõe uma síntese da carreira de Victor Costa, evidenciando a sobreposição de formas, adições cromáticas e jogos de transparência – uma contínua reflexão sobre como a imagem se constrói e desconstrói no olhar do observador.

Distribuída por todo o espaço do Palácio Vila Flor, a exposição reúne trabalhos que atravessam desenho e pintura, percorrendo paisagens globais, estéticas e materiais urbanos e industriais. Para além do destaque formal, as obras revelam o gesto expressionista e as estruturas geométricas que caracterizam a sua obra.

Victor Costa nasceu em Guimarães, em 1944. Formado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, foi Professor Associado até 2005. Fundador e director do Centro de Arte de São João da Madeira e do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, expôs em galerias nacionais e internacionais desde os anos 80.

Além da pintura, é autor de obras públicas como cerâmicas e vitrais (destaca-se a intervenção nas bancadas do estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães).

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAR: há 87 anos a servir e promover a cultura popular

O Círculo de Arte e Recreio (CAR) assinala o...

900 anos: comemorações mostram “os primeiros passos de D. Afonso Henriques”… na formação de Portugal

Guimarães prossegue com as suas comemorações dos '900 anos...

900 anos: Paulo Portas esteve em Guimarães para ouvir a Comissão Científica local

“Guimarães é central em toda a questão da formação...

900 anos: Paulo Portas reúne com o Presidente da Câmara, no Sábado

Paulo Portas, Comissário-Geral para as Comemorações dos 900 anos...