6.8 C
Guimarães
Sábado, Abril 27, 2024

Couros: candidatura aprovada pela UNESCO em Portugal

É mais um passo no processo de classificação da zona de Couros como património mundial.


A Comissão Nacional da UNESCO, a funcionar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, aprovou a pretensão vimaranense de classificar como património mundial, a zona de Couros.

O Embaixador José Filipe Moraes Cabral, da Missão Permanente de Portugal deu conhecimento da entrega formal no Centro Património Mundial, da candidatura de inscrição do bem “Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros” na lista do Património Mundial.

Agora, um júri internacional avaliará várias propostas, de todo o mundo, “depois de um denso e extenso processo substantivo e formal, de análise e avaliação de diversas entidades que se têm que pronunciar sobre a candidatura”.

“Todos os procedimentos de aprovação para que a UNESCO se possa pronunciar sobre a nossa candidatura já foram concluídos em Portugal”. A candidatura, refere uma nota do Município, “já mereceu os elogios por parte da Comissão Nacional da UNESCO”.

“Resta-nos aguardar pela decisão final que confiamos venha a ser favorável”.

“Assumimos esta ambição e agora resta-nos aguardar pela decisão final que confiamos venha a ser favorável”, disse o presidente da Câmara, durante a reunião municipal desta manhã.

Domingos Bragança lembrou o aturado trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas do Município durante um largo período para que a instrução do processo de candidatura fosse bem-sucedida junto das instâncias portuguesas, um primeiro passo fundamental para que a candidatura pudesse chegar a Paris, para uma decisão final.

Foi um trabalho muito especializado e que necessitou, também, de equipas multidisciplinares exteriores à própria cidade, como são exemplo os diversos especialistas de património internacionais que trabalharam para a candidatura.

Esta candidatura, Guimarães acrescentará 21 hectares aos 19 hectares do Centro Histórico já classificados, juntando a área dedicada ao trabalho e à curtimenta de peles às áreas que outrora eram os centros militar e civil da cidade, se a candidatura agora formalizada tiver sucesso poderá tornar-se num dos maiores centros históricos classificados da UNESCO.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também