6.7 C
Guimarães
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Guimarães: ao lado e por mais acesso para todos

Economia

O Município de Guimarães assumiu recentemente o papel de investidor no projecto +Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas, promovido pela Associação Salvador e apoiado pelo Portugal Inovação Social – revela uma nota do Município.


Guimarães junta-se a mais 14 municípios espalhados pelo país neste projecto-piloto que pretende sensibilizar a sociedade para a necessidade de olhar para as questões da inclusão com mais atenção.

Alinhado com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, o Município tem colocado no centro da sua agenda a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência, bem como da sua participação plena em todas as vertentes da vida comunitária.

O presidente da Câmara agradeceu o facto do Município de Guimarães ter sido convidado a participar por considerar a temática “muito importante”. E considerou que “temos de ser mais exigentes e corrigir o passivo que se instalou nas acessibilidades”.

Integrar em Guimarães os conceitos de um território inclusivo é um desejo manifestado pelo autarca que falou da necessidade de um planeamento urbanístico mais atento às necessidades dos deficientes.

Paula Oliveira, vereadora da Acção Social, elencou alguns bons exemplos para “promover a inclusão” relacionados com os transportes públicos onde já é possível utilizar cadeiras de rodas.

O presidente da Associação Salvador, disse que há 20 anos que sofre na pele as dificuldades de acesso e que ficou muito satisfeito por poder contar com Guimarães neste projecto-piloto. Para Salvador Almeida, o desafio é “envolver toda a sociedade na procura das melhores soluções”.

A responsável da gestão de projectos de acessibilidade da associação, o compromisso das autarquias é muito importante. Sara Coutinho, embaixadora da Associação Salvador, e vimaranense, sente “um orgulho ver Guimarães a aderir a este projecto”.

“Todos nós, seres humanos, temos capacidade para superar as nossas dificuldades”.

Lembrou que há pessoas há muito anos em casa, sem capacidade de se movimentarem na cidade. “Todos nós, seres humanos, temos capacidade para superar as nossas dificuldades. A minha vida é disso exemplo. Quero que este projecto seja o início de tudo”, disse.

+Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas visa o desenvolvimento e implementação de uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que visa despertar a sociedade em geral para a mudança, sensibilizar os mais jovens para a igualdade e respeito para com as pessoas com diferença, e também promover e desenvolver as acessibilidades, aumentando o número de espaços acessíveis.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias