Faltam voluntários e equipamento

Bombeiros em aniversário

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães acrescentaram mais um ano à sua história com a promessa de que a Câmara vai ajudar na aquisição de uma auto-escada Magirus.

A cidade acordou com o frenesim dos Bombeiros no assinalar de mais um aniversário. O desfile e cortejo com fanfarra é sempre algo que anima as manhãs de Domingo, já que desde o quartel à igreja, os voluntários deixam a marca da sua passagem, com o aplauso da população que continua a ver nas corporações dos Bombeiros, um elo da sociedade e uma força de protecção.

Foi que o presidente da Câmara lembrou ao colocar os Bombeiros como “um pilar” da protecção civil um parceiro forte e sempre presente no combate às situações de catástrofe, na ajuda e socorro em acidentes e na importância função e papel “crucial” no combate aos incêndios.

Se na protecção de pessoas e bens o papel dos bombeiros já é reconhecido, Domingos Bragança, sustentou que na defesa do ambiente os “voluntários” têm igual preponderância numa época em que os acidentes naturais são frequentes por causa das mudanças climáticas, fruto de um desenvolvimento não sustentável.

© Direitos Reservados

Neste contexto, o presidente da Câmara não se fez rogado no “apoio que o Município deve dar aos bombeiros”, sublinhando em particular o apoio não apenas para a formação de activos como na aquisição de equipamentos onde se inclui uma auto-escada Magirus que terá um papel fundamental se e quando justificar intervenções no centro histórico, dadas as reconhecidas dificuldades.

Os bombeiros têm uma actividade acrescida nos serviços de emergência que prestam. Em 2018 tiveram 10733 ocorrências que levou o comandante da corporação a lembrar que há necessidades evidentes em recrutar mais “profissionais” num época em que o “voluntário” decresce.

Se a situação financeira da Associação já não preocupa porque se estabilizou, como reconhece João Miranda, presidente da direcção, o certo é que há constrangimentos ao nível dos recursos humanos para acorrer a situações de acidentes e emergências e desafios que se colocam na ambição de ter mais equipamentos para poder prestar mais serviços e de melhor qualidade.

© 2019 Guimarães, agora!

Artigo anteriorGenius Loci
Próximo artigoHonra e Glória!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também