23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

“Carnes e Caldos”: à mesa em jornadas gastronómicas

Economia

A gastronomia dos 24 municípios do Minho estará representada no evento que se realizará, também, em Guimarães entre os dias 4 e 6 de Novembro.


Guimarães integra o programa Minho Gastronómico, sob o lema Experimentar com a alma, provar com o coração, numa iniciativa promovida pelo Consórcio Minho IN, englobando os 24 municípios da região do Minho através das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

As jornadas começam em Viana do Castelo, de 7 a 9 de Outubro, com os pratos doces, seguindo para Braga, de 21 a 23 de Outubro com pratos de peixe e terminam em Guimarães, de 4 a 6 de Novembro, com os pratos de carnes e caldos.

Em comunicado, o vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, explicou que o evento gastronómico assenta nos conceitos da “degustação conhecimento e animação”, no sentido de “reavivar rituais e tradições, valorizar e interpretar a sabedoria das comunidades, assim como promover boas práticas rurais”, mas também “repensar a alimentação, a qualidade dos produtos e das produções”.

📸 Município de Guimarães

A apresentação do programa decorreu esta Segunda-feira, em Viana do Castelo, onde ficou patente a união de esforços para a promoção da região no seu todo através da gastronomia. 

Em Guimarães, a programação contará com: showcooking e degustação, fogueira da memória, mercadinho biológico e tasquinhas, residências gastronómicas, apresentações, jantares sensoriais, workshops, visitas às hortas pedagógicas, e ainda um programa de restaurantes aderentes.

No que diz respeito a entretenimento, durante as jornadas decorrerão concertos com música ao vivo, animação com dj’s e jogos para crianças.

Os chefs António Loureiro, Álvaro Dinis e Liliana Duarte serão os consultores gastronómicos através de um programa articulado de acções a desenvolver nestas jornadas, que inclui a realização de residências gastronómicas na zona de Couros, integrando o programa do Bairro C.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias