18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Necrologia: faleceu Fernando Conceição

Economia

Fernando Conceição nasceu em Braga, em 18 de Abril de 1923, tendo falecido esta Quarta-feira, dia 17 de Abril, em vésperas de completar 101 anos de idade. Licenciou-se em ciências histórico-filosóficas, pela Universidade de Lisboa.

A sua carreira profissional inicia-se na Escola do Magistério Primário de Bragança, onde ocupou o cargo de director. Mais tarde, veio dar aulas para o Liceu de Guimarães, onde também desempenhou o cargo de reitor.

PUB

A sua carreira político-administrativa foi pontuada por cargos de relevo. Foi vereador da Cultura do Município de Guimarães (1968), vogal da Assembleia Municipal de Guimarães (1982), vogal da comissão permanente do PSD de Braga (1983-1985), deputado à Assembleia da República (IV e V legislaturas) e vice-governador Civil de Braga (1994-1995). Pertenceu a duas comissões de educação nacional, cultura popular e interesses espirituais e morais.

Em Guimarães, foi um dos fundadores e presidente da direcção da Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade (UNAGUI), trabalhou em prol de várias associações, como a Sociedade Martins Sarmento, a Muralha (Associação de Guimarães para a Defesa do Património), o Hospital da Senhora da Oliveira e o Vitória Sport Clube. Durante a vigência de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, foi membro do conselho geral da Fundação Cidade de Guimarães.

Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, expressou o seu pesar pelo falecimento de Fernando Dias de Carvalho Conceição, endereçando a toda a sua família e amigos as mais sentidas condolências.

“O PSD Guimarães está eternamente grato ao Dr. Fernando Conceição por uma vida de dedicação incondicional ao serviço do bem comum”, destacou Ricardo Araújo, presidente da comissão política concelhia num comunicado em que lamenta “com profunda tristeza” o falecimento de “uma ilustre personalidade com quem tivemos o privilégio de privar e aprender, sendo para muitos fonte de inspiração e credor de amplo reconhecimento, carinho e respeito”.

O velório realiza-se a partir das 18h30, na igreja de São Francisco, e as cerimónias fúnebres amanhã, às 16h00.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias