18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Desemprego: tendência de subida estagnou em Outubro

Economia

Os cidadãos sem emprego são em Outubro menos 117 do que em Setembro. Uma estagnação que interrompe aumentos sucessivos no universo dos que ficam sem ocupação profissional.

Quando a crise se espalha por vários sectores da economia e as empresas sentem os efeitos da quebra de encomendas, eis que surge um vislumbre de arrefecimento no desemprego apesar de em Guimarães ultrapassar números que já não se viam há vários meses.

Curiosamente só nos homens houve aumento do número de desempregados: mais um, eram 2754 em Setembro e são agora 2755 em Outubro.

Um mês naturalmente positivo para as mulheres que são agora menos 118 do que em Setembro, um sinal que favorece o emprego das pessoas do sexo feminino.

As oscilações de Outubro mostram ainda que são os desempregados mais recentes os afectados pela perda de emprego. Porém, neste mês os números são praticamente iguais na diminuição de uma situação precária para os inscritos há menos de um ano (59) e para os que sentem a falta de trabalho (58) superior a um ano.

Os serviços do IEFP – Centro de Emprego de Guimarães – deram uma ajuda na manutenção do emprego ao colocarem 195 pessoas (96 homens/ 99 mulheres) a trabalhar, um número superior aos 117 que diminuíram o universo dos desempregados.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias