20.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Casa do Pessoal: traz exposição artística de Marina Leão ao Hospital de Guimarães

Economia

A primeira exposição de 2023 que a Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães irá realizar é da artista plástica Marina Leão, apresentando dois dos seus trabalhos, na continuidade de levarem a arte para junto dos profissionais do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG).

“O investimento na cultura, a promoção do trabalho de autores portugueses, a aproximação da arte aos profissionais do Hospital e o contacto directo com os autores da mesma, tem sido um dos domínios principais de actuação da Casa do Pessoal”, lê-se em comunicado.

De 23 a 27 de Janeiro decorrerá a exposição Tradições que retrata as tradições, enquanto componentes artísticas e culturais, promovendo todo um conjunto de hábitos, usos e costumes que foram passando de geração em geração. Pelos esforços reunidos para recuperar todo um vasto legado de herança popular, mantêm-se, ainda hoje, a sabedoria de um povo exímio no seu papel criativo, no que existe de mais valioso nas diferentes formas de expressão.

“Dá gosto ver os azulejos representativos de cenas do quotidiano de épocas passadas que revestem ainda muitas das estações de comboio.”

Para Marina Leão “não podemos esquecer os mestres das calçadas portuguesas, nem as ruas tradicionais, ou mesmo os minuciosos trabalhos em filigrana que irradiam orgulho conjuntamente com o tradicional lenço dos namorados e o famoso galo de Barcelos! Dá gosto ver os azulejos representativos de cenas do quotidiano de épocas passadas que revestem ainda muitas das estações de comboio. Também o fado vadio cantado pelas vozes de grandes fadistas, o fado de Coimbra, a guitarra portuguesa, a batalha das flores, as romarias e etnografia fazem “jus”, à nossa criação e sabedoria. Além de toda a beleza natural e de todos os monumentos. Portugal é povo, cultura e tradição”.

📸 Direitos Reservados

De 23 de Janeiro a 10 de Fevereiro será exibida a exposição Myself by Myself que tem como base a vida da artista plástica, Fernando Pessoa, o meio, as obras e o resultado. Uma exposição que é uma autobiografia dividida em duas partes que culminam em duas aberturas emotivas que se interligam e se conectam em todos os pormenores, onde Marina cria uma série de ligações entre todas as artes que mais a apaixonam. Sobre esta exposição, Marina Leão diz “trata-se de uma introspecção sobre mim mesma, as minhas crenças e esperanças, as minhas paixões e fantasias, os meus medos e alegrias, Myself by Myself é uma pequena parte de mim, da minha bola colorida, do meu território de sonhos”.

A inauguração das exposições acontecerá na próxima Segunda-feira, dia 23, pelas 10h30.

“Os profissionais estão sempre à espera de saber qual a exposição que se segue.”

O presidente da direcção, Tiago Oliveira, refere: “Em 2022 trouxemos várias exposições ao hospital, desde pintura, escultura e cerâmica, finalizando com uma exposição dedicada às Nicolinas, e notamos um forte crescimento na visita às mesmas. Os profissionais estão sempre à espera de saber qual a exposição que se segue. Desde o primeiro momento que visitamos e conhecemos o trabalho da Marina Leão, ficamos logo apaixonados pela tradicionalidade que o mesmo representa. Serão exposições que merecerão a melhor atenção por parte da comunidade que a Casa do Pessoal serve”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias