23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Hospital: Saúde Mental na infância e adolescência em discussão

Economia

Será no âmbito de uma reunião inter-disciplinar cruzada e vem-se realizando desde 2017.

Como “a depressão tem aumentado a prevalência em todo o mundo e é das problemáticas com maior carga de doença e com grande impacto ao longo da vida”, o Hospital da Senhora da Oliveira abordará a saúde mental na infância e adolescência, nas variadas perspectivas sociais vai estar em discussão numa reunião inter-disciplinar cruzada.

PUB

A reunião decorrerá no dia 5 de Março (Terça-feira) de 2024, na black box da Plataforma das Artes e da Criatividade e terá como tema ‘Sinto-me só’.  

“A incidência da depressão na infância e adolescência também tem aumentado. Este facto, por si só, parece paradoxal, pois os indicadores de qualidade de vida dizem que se vive melhor agora do que no passado” – salienta uma nota do hospital vimaranense.

A falta de tempo e de disponibilidade para a relação, o excesso de estímulos e de informação, a pressão social, os fenómenos de ‘bullying’, entre outros, parecem impedir o desenvolvimento normal do sistema nervoso central e poderão justificar este aumento na incidência.  

Também está comprovado que a intervenção precoce altera a história natural da doença, nomeadamente quando a família, a escola e a comunidade fazem parte dessa intervenção.

A depressão será assim abordada sob várias perspectivas, alertando-se para os factores de risco, sinais de alarme, intervenção precoce e impacto da doença ao longo do desenvolvimento.

Na mesma reunião, serão apresentados vários programas dirigidos à comunidade que visam a promoção e literacia em saúde mental.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias