12.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Domingos Abrantes: evoca fuga da prisão de Caxias em Guimarães

Economia

Domingos Abrantes, ex-dirigente do PCP, antifascista, preso político, deputado na Assembleia da República em várias legislaturas, membro do Conselho de Estado entre 2016 e 2022, vai participar em várias sessões evocativas da fuga da prisão de Caxias, em 1961, da qual foi protagonista. Ao longo do mês de Março, estão previstas iniciativas em escolas e associações nos concelhos de Guimarães, Braga e Esposende.

A fuga da prisão de Caxias foi um acto preparado meticulosamente. Em plena luz do dia, oito militantes comunistas romperam a forte segurança policial e escaparam-se da prisão num chrysler blindado oferecido ao ditador Salazar por Hitler.

“Num contexto em que se aproxima o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, estas sessões serão momentos importantes para partilhar com pessoas de todas as gerações um acto heroico na resistência ao fascismo no nosso país e de luta pela liberdade, mas também para realçar a importância da defesa da Democracia e dos Valores de Abril na actualidade”, lê-se no comunicado do PCP.

A sessão evocativa terá lugar no próximo Sábado, dia 11, pelas 15h00, na Associação Artística Vimaranense.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias