Portugal Exporta: uma plataforma online para todos os sectores

AICEP aposta no aumento das exportações

A AICEP apresentou, em Aveiro, a plataforma que quer ajudar empresários de vários sectores a incrementar os valores de exportação. Para já, a aposta recai no sector do calçado, mas prevê-se que abarque todos os sectores.

Há uma nova plataforma para o crescimento das exportações de diversas empresas portuguesas. Chama-se Portugal Exporta e é a aposta da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) para a digitalização dos mercados. A plataforma foi apresentada a 15 de Abril, em Aveiro. Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, afirmou na apresentação do Portugal Exporta que o objectivo é fazer com que as exportações “representem 50% do Produto Interno Bruto [PIB].

A Portugal Exporta agrupa, para já, toda a informação relacionada com o sector do calçado. Assim, a plataforma digital pretende ainda “melhorar a qualidade do serviço prestado pela AICEP”. Depois, está prevista a inserção do sector têxtil nas bases de dados. Servindo-se das vantagens da inteligência artificial, a Portugal Exporta possibilita correspondências entre empresas e oportunidades de negócios no estrangeiro. A meta é mesmo a inclusão de todos os sectores, “dependendo da cadência imposta pelo tempo necessário ao carregamento da informação”.

Este é um investimento de um milhão de euros da AICEP, que contou com a ajuda do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (com três milhões de euros). Na apresentação da plataforma, Luís Castro Henriques afirmou que a transição digital em marcha dentro da AICEP “foi pensada e trabalhada para e com as empresas”, garantindo, por isso, “um impacto positivo” e resultados que ajudarão ao crescimento na exportação. Tudo isto estará disponível em aplicações para smartphones ou no site com o mesmo nome.

A Portugal Exporta pode ainda informar e aconselhar os empresários de modo a que a exportação dos produtos cresça. Na apresentação da plataforma esteve ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Os secretários de Estado da Internacionalização e da Modernização Administrativa, Eurico Brilhante Dias e Luís Goes Pinheiro, respectivamente, também marcaram presença.

© 2019 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também