4.3 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 28, 2023

O viver urbano na cidade do futuro na “Techtextil and Texprocess”

Economia

Em Frankfurt de 14 a 17 de Maio

A utilização do têxtil na arquitectura e modo de viver as cidades do futuro, são excitante desafio da feira que se realiza na Alemanha.

Tearfil, Têxteis Penedo, Inovafil, Coltec, Endutex são algumas empresas da região e de Guimarães que vão marcar na feira “Techtextil and Texprocess”, em Frankfurt am Main, a partir de 14 de Maio. Acresce a presença, de centros tecnológicos da região como o Citeve e o Centi- Centro para a Nanotecnologia e Smart Materials.

Mas há mais empresas de Guimarães, há procura de novidades que este tipo de oferece e das vantagens que pode abrir ao nível de equipamento, soluções de produto, design e incorporação de tecnologia.

A “Techtextil and Texprocess” conta com 1800 expositores, sendo que lá estarão mais de 47500 decisões de outras empresas que a visitam na procura de novidades em produtos têxteis incorporados com tecnologias bem com novos processos de fabricação de produtos. No fundo, todos os que vão e participam na feira são técnicos e experts em têxteis técnicos.

Como espaço para inovação e descoberta de novidades (highlits) em 2019, “Techtextil and Texprocess” oferece outros atractivos como uma competição entre estudantes de arquitectura têxtil, onde vão apresentar “estruturas para uma nova construção têxtil” precisamente na área do “techtextil” onde também disputarão prémios para as novas ideias apresentadas nos seus trabalhos com base nos materiais usados. Os prémios abrangem as áreas de micro e macro arquitectura, inovação de materiais, ambiente e ecologia.

Estes trabalhos vão submeter as propostas e novidades no contexto de vida urbana da cidade do futuro ‘Urban Living – City of the Future’. No fundo, pretendem-se soluções e propostas para o a utilização do têxtil também em soluções de arquitectura, roupa, modo de viver e saúde numa sociedade incrivelmente urbanizada.

A Têxteis Penedo não deixará de apresentar as suas soluções inovadoras em tecidos, a Inovafil produz fibras sintéticas através de processos naturais e artificiais e Coltec aposta nos tecidos e malhas laminados respiráveis e impermeáveis para têxteis-lar e vestuário técnico.

Todas as empresas participam na feira com produtos que podem satisfazer públicos do futuro, tendo em conta a previsão da ONU de que 70% das pessoas vão viver e ter um estilo de vida de um habitat metropolitano e de meia-idade em 2050. Esta teoria coloca novos desafios para a forma de viver e para a mobilidade cujos conceitos terão de ser vistos e revistos de modo a perceber como as pessoas podem viver nestes espaços superpovoados, como é que se processará o abastecimento de alimentos e como se organizarão os serviços de saúde.

Com a colaboração do “Creative#olland”, o identificador das indústrias criativas da Holanda, será exibido nesta feira um espaço da vida na cidade do futuro, um evento especial, que andará Frankfurt e a Messe nos mais de 500 m3 de um dos hall do imenso pavilhão de exposições.

© 2019 Guimarães, agora!

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias