1.5 C
Guimarães
Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023

6,3 milhões para o eixo viário Fermentões-Aldão

Economia

Plano de investimentos é de cerca de 20 milhões de euros

O financiamento do investimento da Câmara em obras de requalificação de vias ficou assegurado com a aprovação do empréstimo, pela Assembleia Municipal, na última reunião.

A Câmara ficou com mãos livres para executar as obras de requalificação de vias municipais, com alguma dimensão e importância, incluídas no seu plano de investimentos.

São mais de 19,7 milhões de euros para 21 obras que vão entrar em concurso, de modo a que possam ser executadas num calendário sem prazos – dadas as condicionantes dos concursos públicos. E segundo a vontade política de Domingos Bragança que, como é público, é também o vereador do DOM – Departamento de Obras Municipais, de quem depende a execução deste plano. Adnite-se como razoável que este plano se cumpra nos próximos dois a três anos.

Algumas já têm projecto, outras têm apenas estudos. A mais onerosa é a do centro cívico das Taipas com um orçamento de 4,697 milhões de euros e a mais barata é a via de acesso à auto-estrada, em Serzedelo, com um orçamento de 140 mil euros.

Há obras de requalificação importantes em duas vias com intensidade de tráfego intenso que servem zonas industriais e aglomerados populacionais: o reperfilamento da estrada municipal que liga a rotunda de Fermentões a Selho S. Lourenço, passando por Penselo – a mais degradada das vias do concelho, com inúmeros cortes laterais e longitudinais por obras de saneamento e abastecimento de água, altos e baixos, buracos, que torna a condução perigosa e castigadora da boa saúde das viaturas. Esta via serve a zona industrial de Pencelo e a zona industrial de Selho S. Lourenço e terá um orçamento de 3,5 mil euros.

Esta obra será complementada com a requalificação do espaço público associado ao parque industrial de Pencelo/Selho S. Lourenço, também em estado de degradação máximo, com inúmeras crateras no solo, e a justificar plenamente uma intervenção.

Uma terceira empreitada, no valor de 1,8 mil euros vai ligar a saída de Selho S. Lourenço (às portas do Xavi) a Aldão, com a construção de uma rotunda que vai diminuir as filas de trânsito que se formam na estrada de S. Torcato-Guimarães, num eixo rodoviário intenso em horas de ponta. A rua principal de acesso a Aldão será também requalificada.

A Câmara investirá neste corredor cerca de 6,3 milhões de euros, o que tornará aquelas vias em autênticos tapetes, devidamente resguardados com escoamento de águas e condutas de saneamento.

A ligação a Mouril, com um orçamento de 1,3 milhões de euros é também uma obra que vai libertar o tráfego na estrada Silvares-Pevidém, com o trânsito oriundo de Candoso S. Tiago a ser desviado, por debaixo da auto-estrada, para a rotunda junto da entrada para a Leroy Merlin.

Noutro contexto, a requalificação da centralidade das Taipas – a mais cara deste plano de investimentos – é outra obra que terá projecção e visibilidade, acentuando a urbanidade do centro da vila. Esta obra inclui-se na Operação de reabilitação Urbana definida para as Taipas. Tal como a centralizado de Pevidém cuja requalificação de 800 mil euros, vai ordenar a mobilidade naquela via fabril. E cuja abertura de concurso já foi aprovada na reunião de 26 de Setembro.

Há mais empreitadas, com orçamento mais modesto, que se justificam pelo seu impacto local e pela renovação necessária em vias que fazem não apenas ligações no território como nas saídas para outras povoações.

O conjunto de obras incluídas neste plano de investimentos, tem um financiamento assegurado por um empréstimo que a Câmara contraiu, no valor de 12 milhões de euros, por verbas do PEDU- plano estratégico de desenvolvimento urbano – e por fundos próprios da Câmara Municipal.

São cerca de 20 milhões a distribuir por 17 freguesias de forma directamente e outras de forma indirecta, melhorarão as condições de mobilidade e sustentarão em parte um crescimento do concelho.

Recorde-se que o plano inclui a construção de Zonas 30 – previstas no Plano de Mobilidade do Concelho – com lombas redutoras de velocidade.

© 2019 Guimarães, agora!

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias