19.3 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 12, 2024

UMinho: mérito científico para Isabel Soares

Economia

A investigadora coordena estudos sobre o desenvolvimento de crianças e famílias em situação de elevada adversidade psicossocial, financiados pela FCT e pela Fundação Bial.

A Universidade do Minho entregou na cerimónia do seu 50º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2024 a Isabel Soares, da Escola de Psicologia. A distinção é atribuída anualmente a um/a investigador/a da Universidade do Minho que se destaque pela sua actividade de excelência.

© Direitos Reservados

“É uma alegria ter o reconhecimento da minha carreira construída nesta casa ao longo de 30 anos”, referiu Isabel Soares. A investigação que tem desenvolvido “só foi possível graças ao privilégio de ter encontrado pessoas verdadeiramente únicas” e que a inspiraram. “Desde a minha família, que proporcionou todas as condições para realizar os meus sonhos, até aos estudantes e colegas na academia, pacientes na minha actividade clínica, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade na minha actividade de investigação, que foram especiais e fundamentais”, acrescentou.

Isabel Soares entre o vice-reitor Eugénio Ferreira e a ministra Elvira Fortunato. © Direitos Reservados

Nascida em São Mamede de Infesta, distrito do Porto, Isabel Soares é licenciada e doutorada em psicologia pela Universidade do Porto. Ingressou na UMinho em 1993, onde é professora catedrática, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia e membro do conselho geral, depois de ter dirigido cursos, departamentos e presidido à Escola de Psicologia. É presidente e investigadora responsável pelo laboratório colaborativo ProChild CoLAB, que recebeu o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República.

A sua investigação inscreve-se no domínio da vinculação e psicopatologia do desenvolvimento. Tem cerca de 150 publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, tendo orientado dezenas de teses de mestrado e doutoramento. É membro do Conselho Nacional de Psicólogos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Em 2023 recebeu o Prémio Ibérico de Psicologia, atribuído pela OPP e pelo Consejo General de Psicologia de Espanha.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias