10.2 C
Guimarães
Domingo, Abril 21, 2024

Pedalar Sem Idade: desafia vimaranenses a tornarem-se voluntários

Economia

A Pedalar Sem Idade Portugal, uma associação sem fins lucrativos que combate a solidão não desejada e o isolamento social através de passeios em trishaws, está a recrutar voluntários em Guimarães.

Todos os interessados em fazer parte deste movimento, podem inscrever-se através de um questionário online disponibilizado no site da Pedalar Sem Idade. Depois deste passo, os futuros voluntários serão convocados para uma formação gratuita, providenciada pela associação que contempla um enquadramento teórico, formação prática e a atribuição de um diploma.

📸 Direitos Reservados

“Numa altura em que o envelhecimento populacional é uma realidade global, um dos principais desafios que surge é a solidão e o isolamento, especialmente dos seniores. É necessário que a sociedade, as famílias e as instituições estejam conscientes dos problemas e trabalhem para garantir que os mais velhos têm acesso a redes de apoio, actividades sociais e programas que os ajudem a manter-se envolvidos na comunidade. A cidade de Guimarães não é excepção e precisamos da ajuda de todos”, afirma a directora executiva da Pedalar Sem Idade, Margarida Guedes de Quinhones.

A actividade voluntária consiste, maioritariamente, em ir ter com os passageiros ao ponto de encontro combinado, que podem ser instituições ou as próprias casas, e levá-los a passear em percursos pré-definidos, durante 30-60 minutos, podendo haver uma paragem para café, um gelado, ou até mesmo uma flor.

Esta associação pertence a um movimento internacional que teve início na Dinamarca e que está, hoje, presente em 59 países. Já está presente, em Portugal, em cidades como Lisboa, Cascais, Castro Verde, e procura reforçar a sua presença em Guimarães, uma das últimas cidades onde a iniciativa decorre.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias