11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

PCP: vai levar à Assembleia da República problemas sentidos na UMinho

Economia

O PCP realizou hoje um encontro aberto a toda a comunidade académica da Universidade do Minho que contou com a presença de Manuel Loff, deputado à Assembleia da República.

No encontro, participado sobretudo por investigadores, bolseiros de investigação e estudantes, foram partilhadas perspectivas e experiências sobre a situação actual do ensino superior e em particular sobre a Universidade do Minho. Segundo o partido, a actual situação foi enquadrada pela “discrição das políticas que sucessivos governos PS e PSD/CDS foram concretizando, nomeadamente aumento das propinas, a integração no processo de Bolonha e o regime fundacional”.

No início da sessão, Manuel Loff recordou que, no país, há apenas 15 mil vagas para cerca de 175 mil estudantes deslocados, ou seja, para 9% dos estudantes deslocados. No caso da Universidade do Minho, estima-se que haja apenas 8% de estudantes deslocados alojados em residências públicas, isto apesar de 80% serem de fora dos concelhos de Braga e Guimarães e de 30% usufruírem de bolsa de estudo. Sobre esta matéria, o compromisso do Governo é de aumentar, até 2026, apenas pouco mais do que 10 000 camas, o que é manifestamente limitado. A este propósito, foi alertado para o facto de as residências públicas previstas construir em Braga e Guimarães continuarem no papel.

No encontro foram, entre outras, partilhadas situações relacionadas com as limitações da cobertura da acção social escolar, incluindo as condições de acesso às bolsas e o valor das mesmas, aos elevados custos de taxas e emolumentos que são cobrados, a precariedade laboral, passando pelo ataque à gestão democrática das instituições.

📸 Direitos Reservados

O PCP revela que os participantes referiram que no Conselho Geral da Universidade do Minho os estudantes têm apenas quatro representantes, enquanto as entidades externas, incluindo grandes empresas, têm seis. Foi dito que nas residências públicas, um bolseiro de investigação paga 232€/mês por quarto. Foram partilhadas situações de estudantes que,à data de hoje, ainda aguardam resposta de pedidos de acesso a bolsas de estudo. As falta de condições materiais foram também referidas, com exemplos dos laboratórios da Escola de Ciências nos quais chove, mesmo em locais nos quais são utilizadas matérias potencialmente perigosas.

Estudantes de mestrado de via ensino referiram a grande revolta que está a gerar as dúvidas sobre o compromisso do Ministério da Educação assumiu de retomar a prática de estágios remunerados para os finalistas de licenciaturas em Ensino Básico e de mestrados em ensino. A situação dos bolseiros de doutoramento, que não têm contrato de trabalho e poucos direitos laborais foi também debatida. Segundo os presentes “para o que interessa somos estudantes, para outras somos trabalhadores. É conforme der mais jeito à Universidade”.

Estudantes de enfermagem falaram das dificuldades em fazer a parte prática do curso perto da Universidade, relatando casos de colegas que são deslocados para Terras de Bouro, por exemplo, ou até em outros distritos, com os custos que tal opção implica e sem qualquer apoio.

Manuel Loff realçou a situação de sub-financiamento em que funcionam as instituições de ensino superior e a prática negativa de procurar receitas próprias através de propinas e cobranças das mais diversas taxas, assim como a crescente mercantilização dos seus serviços. O deputado do PCP assumiu o compromisso de levar à Assembleia da República os problemas que tomou conhecimento neste encontro.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias