PS: ‘Inovação para a Indústria’ é prioridade estratégica para o distrito

Data:

O Secretário-Geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, vai assumir este fim-de-semana o compromisso de colocar o projecto ‘Inovação para a Indústria’ entre as prioridades estratégicas para o desenvolvimento económico do distrito de Braga.

Numa nota de imprensa, é salientado que “este compromisso será reforçado no congresso da Federação Distrital de Braga, que decorre no próximo Sábado, em Vieira do Minho, onde ambos os responsáveis políticos reafirmarão a vontade de mobilizar o Partido Socialista, as instituições públicas, as empresas e os parceiros científicos em torno de uma agenda ambiciosa para a modernização da base industrial da região”.

“O projecto ‘Inovação para a Indústria’ constitui uma proposta estratégica orientada para reforçar a competitividade do tecido empresarial do distrito.”

Acrescenta a nota que “o projecto ‘Inovação para a Indústria’ constitui uma proposta estratégica orientada para reforçar a competitividade do tecido empresarial do distrito, promovendo a transformação digital, a inovação tecnológica, a sustentabilidade, a qualificação dos recursos humanos, a internacionalização e a atracção de investimento”. E foi concebido para servir “de base à mobilização institucional e empresarial e ao enquadramento de futuras candidaturas aos instrumentos de financiamento nacionais e europeus, designadamente o Portugal 2030 e outros programas de apoio ao investimento”.

José Luís Carneiro alinhado com a estratégia da Federação para o distrito de Braga. © GA!

“O compromisso assumido por José Luís Carneiro demonstra que esta é uma prioridade política para o Partido Socialista.”

O presidente da Federação entende que o distrito de Braga reúne todas as condições para liderar uma nova fase da política industrial portuguesa. “Precisamos de uma estratégia integrada que una empresas, municípios, universidades e Governo em torno de objectivos comuns de inovação, criação de emprego qualificado e aumento da competitividade. O compromisso assumido por José Luís Carneiro demonstra que esta é uma prioridade política para o Partido Socialista”.

Ainda segundo a nota “o projecto prevê uma abordagem colaborativa envolvendo municípios, associações empresariais, Universidade do Minho, centros tecnológicos e empresas, estruturando um programa de implementação pluri-anual orientado para acelerar a digitalização da indústria, promover a transição climática, reforçar a inovação e aumentar a capacidade exportadora do distrito”.

A Federação Distrital de Braga considera que este compromisso representa um passo decisivo para afirmar o distrito como uma referência nacional em inovação industrial, criando melhores condições para o crescimento económico, a criação de emprego qualificado e a valorização do território.

PUBLICIDADE

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

PDM: aprovado entre o sim e a abstenção, sem votos contra

O Plano Director Municipal foi, ontem, à noite, aprovado...

Habitação: um passado que todos rejeitaram alimenta a actualidade política

O passado e presente autárquico continuam a provocar ondas...

São Torcato: Domingos Bragança na inauguração do pavilhão da Escola Básica é um facto político

Para além de surpresa, foi um facto político que...

PS: rejeita reversão de competências nas freguesias em defesa da sua autonomia

A comissão política concelhia do Partido Socialista de Guimarães,...