6.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Milene Castro Silva
Milene Castro Silva
Nutricionista e escritora. Nasceu e cresceu em Guimarães. Licenciada em Nutrição e graduada em Artes da Escrita. Exerce consultas de nutrição clínica, área pela qual nutre um gosto particular assim como pela escrita. Foi autora e coautora de vários livros na área da nutrição. A sua primeira obra foi lançada em 2018.

Vantagens de planear refeições semanais

Organização reduz o stress. Imagine que está para sair de casa e não encontra as chaves do carro. Os ponteiros do relógio gritam que já devia estar a sair de casa, mas ainda se encontra à procura das chaves. Vai à mala e nada, gaveta e nada, bolso das calças que estão já no cesto da roupa para lavar e nada!

Começa a entrar em stress e encontra as chaves do carro que estavam no bolso do casaco que já tem vestido. Começa a rezar para não encontrar semáforos vermelhos e arranca a todo o vapor e adivinhe lá…

Pára no primeiro semáforo vermelho e o stress que começou em casa à procura das chaves começa a fazer efeito e pela boca saem tolices verbais para descomprimir a preocupação de chegar a horas ao local de trabalho. Ora se tivesse o hábito de chegar a casa e colocar as chaves num local específico seria tudo mais calmo e tranquilo.

No que se refere à alimentação se não organizar o que vai comer saiba que a sua lista de compras está à mercê do supermercado. Primeiro demorará mais tempo a realizar as compras do que o previsto pois irá andar a pensar no que vai colocar no carrinho e no que lhe está a apetecer comer naquela semana. Segundo, chegando a dita semana, quando chega a casa ainda vai pensar no que vai cozinhar com o que comprou.

Existem dias que não vai apetecer cozinhar e a desorganização tomou conta de si…

No meio desses pensamentos vai um pouco de pão pois está cheia de fome, mais uma fruta e um iogurte. Existem dias que não vai apetecer cozinhar e a desorganização tomou conta de si… Semana após semana nem se apercebe, mas chega a primavera e é um balde de água fria! Nem sabe o que se passou para aqueles quilos ou a barriga maior.

Organizar refeições é muito importante. Saber o que vai comer ao pequeno-almoço, nas merendas, ao almoço e jantar. Realizar uma lista de compras com a intenção previamente já descrita dos pratos que irá confecionar fará com que utilize o dinheiro muito mais sabiamente.

Durante a semana não se preocupará com as refeições o que provoca uma diminuição do stress, evitará os petiscos e saltar refeições principais. Os desperdícios alimentares também diminuirão. A sensação de bem-estar aumenta e a sua saúde física e autoestima vão ser as maiores beneficiadoras.

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1828N

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também