13.5 C
Guimarães
Sexta-feira, Maio 3, 2024
Milene Castro Silva
Milene Castro Silva
Nutricionista e escritora. Nasceu e cresceu em Guimarães. Licenciada em Nutrição e graduada em Artes da Escrita. Exerce consultas de nutrição clínica, área pela qual nutre um gosto particular assim como pela escrita. Foi autora e coautora de vários livros na área da nutrição. A sua primeira obra foi lançada em 2018.

Leguminosas, um tesouro para a saúde

As leguminosas pertencem ao reino das plantas e são divididas em dois grupos: secas e frescas. As primeiras citadas incluem o feijão, grão, soja e lentilhas. No que se refere às frescas incluem as ervilhas e favas.

São ricas em hidratos de carbono complexos, portanto fornecem ao corpo energia por muito tempo. Fornecedoras de proteínas de origem vegetal, muito apreciadas, por exemplo, no vegetarianismo. São ainda ricas em fibra que ajuda na manutenção da flora intestinal e também a regular o açúcar no sangue, sendo para os diabéticos, consideradas um alimento de excelência. Contêm ainda ferro, zinco, magnésio, potássio, selénio, vitaminas do complexo B, como a B2 e B. Não menos importante, contêm um conjunto de fitoquímicos, a saber, os taninos e a ácido fólico que conferem uma ação antioxidante e anticarcinogénica a este grupo de alimentos.

No entanto, as leguminosas contêm antinutrientes e é necessário o processo de demolha, pois permite reduzir o teor destas substâncias e melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes. Caso consuma as leguminosas em casa, deve deixá-las de molho durante um período de 12 a 24 horas e opte por colocar água de cozedura a alga kombu para conferir às mesmas uma maior digestibilidade.

Não menos importante será também o uso de farinhas, mas atenção, não serão tão ricas.

Outra forma de as consumir é optar por conserva em vidro, biológicas e sem adição de sal. Não menos importante será também o uso de farinhas, mas atenção, não serão tão ricas, no entanto, pode ajudar no aumento do consumo destes alimentos.

A ervilha cozida encontra facilmente congeladas. As leguminosas são fáceis de encontrar em qualquer supermercado e a um preço acessível. Inclua na sua alimentação este grupo alimentar. Poderá tostar grão-de-bico ou soja no forno e realizar um snack saudável para a tarde.

Nas suas receitas culinárias poderá adicionar o feijão numa sopa de legumes ou no arroz, ou em massas. Refogadas com tomate, azeite e cebola, por exemplo, favas com ovos escaldados é um prato leve, saudável e muito nutritivo. Use a sua criatividade, adicione umas ervas aromáticas e delicie-se.

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1828N

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também