É o típico festival de música clássica, em que se evidenciará o talento, os valores e as associações locais da música.
Os protagonistas são diversos: a Orquestra de Guimarães (OG), Os Jovens Solistas, o Quarteto de Cordas, os Quintetos das Bandas Musicais de Caldas das Taipas e de Moreira de Cónegos, a Orquestra Sinfónica Infantil e Big Band do Conservatório de Guimarães, o Quinteto de Sopros (Solistas da OG), Os Jovens Cantores.
Num festival de música clássica diversificado, sob o signo do 13 em locais, espectáculos e grupos, a música clássica oferece um pacote musical de qualidade e uma oportunidade para revisitar e ouvir obras de autores clássicos.
O vereador da Cultura, Miguel Oliveira, considera o ‘Guimarães Allegro’ como “um excelente programa” e “delicioso” que traga para “a praça pública grupos, artistas e espectáculos, da música clássica”. E congratulou-se por “a programação contar com um forte contributo das associações vimaranenses dedicadas à música”.

Vítor Matos, da Sociedade Musical de Guimarães considera “a importância da singularidade da Orquestra de Guimarães neste programa” enquanto, Bruno Leite justifica que “a aposta no espaço público pode surpreender”, uma vez que é mais habitual ouvir música clássica em espaços fechados.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.