Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em Gestão. Atualmente é ainda presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Juntar para Ajudar…

Portugal e o mundo encontram-se ainda no meio do “furacão” provocado pela pandemia por covid-19, com uma crise de saúde pública ainda por controlar, com um processo de vacinação que se encontra apenas no início e uma grave crise social e económica no horizonte.

Estamos a viver momentos de enorme provação, onde a solidariedade será fundamental para mitigar as graves consequências do pós-pandemia. Sabemos bem, que sempre que existem crises os mais desfavorecidos serão sempre os mais afetados e esta será provavelmente a maior crise das últimas décadas e uma das maiores de sempre da história de Portugal. Cientes desta realidade, a Junta de Freguesia de São Torcato através do projeto social “Juntar São Torcato” realizará um conjunto de iniciativas tendentes a amortecer o forte impacto que a crise económica e social terá na vida de cada um de nós.

Este trabalho é desempenhado de forma brilhante, pelo grupo de voluntários que asseguram também outros apoios de primeira necessidade aos grupos de risco…

Deste conjunto de iniciativas já no terreno, destacamos a disponibilização de transporte, totalmente gratuito à população mais carenciada ou sem retaguarda familiar, para se deslocar ao centro de vacinação e aí poder ser devidamente vacinado contra a covid-19. Este trabalho é desempenhado de forma brilhante, pelo grupo de voluntários que asseguram também outros apoios de primeira necessidade aos grupos de risco, como a ida a supermercado ou à farmácia.

Outra das iniciativas do projeto Juntar São Torcato é a campanha de recolha de bens alimentares que está já a decorrer, “Juntar para Ajudar”, tendo como principal objetivo, satisfazer um conjunto de necessidades alimentares já reportadas à Junta de Freguesia ou outras que possam ocorrer, bem como a cedência a instituições que estejam com carência de bens deste género. Este tipo de campanha, será realizado sempre que for necessário e servirá de última retaguarda para colmatar necessidades alimentares básicas da população carenciada.

Outras iniciativas também já se encontram implementadas, como o apoio à natalidade ou a cedência gratuita de bens adaptativos e geriátricos, contudo este projeto quer ir mais além e funcionar também na vertente do apoio psicológico à população. Este contexto de crise de saúde pública e social, reforçou o forte impacto em termos da saúde mental da população, sobretudo nos mais idosos e que vivem infelizmente o drama da solidão. Este projeto, quer também chegar a esses, os que mais sofrem com o isolamento e que se encontram, devido à pandemia, sem o reparador e reconfortante abraço ou beijo, dos seus familiares.

O projeto Juntar São Torcato é assim “o braço” da Junta de Freguesia no apoio social à população e irá funcionar em rede com outras instituições, para mitigar as graves consequências que esta pandemia deixará na população.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,728FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

Leia também

Novo livro: Ferreira de Castro e(m) Guimarães

No âmbito do Dia Mundial do Livro, Álvaro Nunes e...

Síncope: artista Carlos A. Correia estreia hoje no espaço Oub’lá

O espectáculo está dividido em três partes. Músic...

Moreirense: início fatal afasta o 6º lugar

Nos primeiros 11’ da partida, o Moreirense sofreu...

Vitória: o resultado é bem melhor que a exibição

Com um golo de Rochinha (16’), o Vitória importou...

Vitória: inverter o ciclo com o Santa Clara

O jogo com o Santa Clara é crucial no resto do ca...