4.3 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 28, 2023
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em Gestão. Atualmente é ainda presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Educação – O equilíbrio na coesão territorial

A educação é um pilar fundamental da sociedade moderna e um barómetro de desenvolvimento de um país ou comunidade. É na educação que residem as sementes do futuro enquanto sociedades socialmente atentas, desenvolvidas e equitativas.

No Concelho de Guimarães a importância da educação é ainda mais latente pois urge esbater assimetrias de desenvolvimento e estou certo que o vetor educacional é fundamental nesse desiderato. Assistimos a um maior desenvolvimento e aglomeração populacional no centro e sul do concelho por contrapartida a uma desertificação progressiva e à redução de oportunidades noutras latitudes.

Não será possível combater essas desigualdades de desenvolvimento sem “democratizar” o acesso de todos à educação com condições semelhantes. Exemplo disso mesmo é a necessidade imperiosa de requalificação da EB 2,3 de São Torcato, tão urgente como indispensável a este equilíbrio. A perda acentuada de alunos no agrupamento de escolas e sobretudo na EB 2,3 é justificada, não só, mas também pela falta de condições físicas da mesma.

A requalificação da EB 2,3 de São Torcato é assim um exemplo do que pode ser feito em termos de coesão territorial, porque a educação carrega a sapiência de esbater desigualdades e a capacidade de gerar em torno de si desenvolvimento e progresso civilizacional.

© 2019 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também